Tamanho do texto

Fundador do projeto oferece atendimento gratuito contra problemas emocionais

Atendimento é feito em poucas sessões
Getty Images
Atendimento é feito em poucas sessões
A ONG Terapeutas Sem Fronteiras fez recentemente sua inauguração oficial, embora já esteja em funcionamento desde outubro e tenha completado 400 atendimentos.

O grupo oferece suporte emocional gratuito. “O primeiro contato é sempre por telefone e, se identificarmos a necessidade, convidamos a pessoa para sessões gratuitas com nossos terapeutas”, afirma Rex Thomas, fundador e coordenador geral do programa.

As sessões são realizadas na sede paulistana da organização, em Perdizes (Zona Oeste), onde também são realizadas palestras semanais e algumas atividades em grupo, baseadas em música, poesia, teatro e exercícios de tricô.

Leia também
A depressão que se esconde no mau humor
Terapia é mais eficaz do que remédio contra depressão
As várias faces da depressão

“A terapia é feita em quatro sessões”, conta Thomas. O número reduzido é parte de uma proposta que ele afirma ser bem diferente dos métodos mais utilizados. “Não queremos que a pessoa passe anos no terapeuta e crie dependência disso. Tentamos oferecer uma mudança rápida de atitude”, diz ele.

Durante o processo, Thomas recomenda a leitura de um pocket book escrito por ele e entregue gratuitamente aos pacientes. “A arte de ser e viver – Uma jornada de autorreconhecimento e bem-estar em sete dias”.

No livro, Thomas reúne sete passos para resgatar o equilíbrio emocional, baseados na introspecção, exercícios de respiração, mudanças de atitude e de perspectiva da vida.

O trabalho é fruto de suas pesquisas na época em que morou no Canadá e nos Estados Unidos. Thomas é natural da Nigéria, mas viveu quase toda sua vida no Texas (EUA) e no Canadá.

“Trabalho muito com coatching. Faço aconselhamento para empresas e uso isso também no conceito de terapia Nexus, que faz a pessoa ir adiante mais rapidamente”, diz ele. “O problema das terapias convencionais é que a pessoa não se esforça para obter resultados. Nós preferimos um método mais rápido.”

Leia sobre alimentação
Alergia a alimentos pode piorar o humor e causar até depressão
Como ler os rótulos dos alimentos
Alimentos poderosos

A organização conta com o trabalho de terapeutas especializados em diferentes áreas. “Temos gente que vem da acupuntura, psicologia, massoterapia, apostamos muito nas terapias complementares”, afirma.

Entre os pacientes, que Thomas afirma serem desde jovens até idosos, as principais reclamações são: depressão, ansiedade, estresse, fobias e dificuldade nos relacionamentos familiares.

A organização vive de doações a patrocínio. “Estamos buscando mais patrocinadores porque nossa demanda aumentou muito. Nosso espaço, em Perdizes, já ficou pequeno para tanta gente que recebemos”, afirma.

O telefone para atendimento na Terapeutas sem Fronteiras é (11) 2389-8816. O atendimento acontece entre segunda e sexta-feira, das 13h às 21h, e no sábado, das 9h às 13h.

Leia sobre exercícios
Exercícios contra a depressão
Hipertensão: exercício ajuda a reduzir medicação
A febre dos exercícios

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.