Tamanho do texto

Banho rejuvenescedor, massagem energética, receitas light: confira as dicas para fazer um ritual de bem-estar completo

Banho de imersão, com chá verde e mel, combate o envelhecimento e recupera a energia
Divulgação
Banho de imersão, com chá verde e mel, combate o envelhecimento e recupera a energia

Com a correria do dia a dia, quem é que de vez em quando não precisa relaxar? Mas não é necessário ir longe, nem gastar muito. O iG Saúde descolou receitas e dicas super especiais de spas com foco em bem-estar, para você fazer em casa.

Na rede Shishindo a preocupação é holística. “Trabalhamos a tríade espírito-mente-corpo. O corpo é considerado o portal para atingir a mente e o espírito”, diz a proprietária Soon Hee Han. Confira as sugestões dela.

Para o espírito

Crie um cantinho tranquilo em casa para ter momentos de ligação com seu deus interior. Valorize o silêncio, ele permite o contato com sentimentos mais profundos .

Decore o espaço com cores de sua preferência. “No Shishindo utilizamos muito o branco – na cromoterapia essa é uma cor de troca de energia –, o verde, o laranja e o vermelho”, sugere Soon Hee. Tenha por perto também um pouco de água – em um vaso, um copo e/ou um arranjo de flores. Acenda um incenso, uma vela ou perfume o ambiente com seu aroma favorito.

Sempre que precisar fortalecer o espírito, faça uma oração – pode ser para o seu anjo da guarda, um pai-nosso, uma ave-maria, um santo de devoção, um mantra...

Para a mente

Crie um diálogo positivo interior para programar a mente para o sucesso. Elabore uma lista positiva e vitoriosa da sua vida, enumerando todas as suas conquistas. Outra forma bem simples é agradecer. Soon Hee sugere usar a frase: "Só por hoje agradeço todas as muitas benções que tenho em minha vida". Segundo ela, ajuda a mente a sair do vício do negativismo.

Músicas também ajudam e você pode criar sua trilha sonora de harmonia. Vale qualquer canção que tenha referências positivas – de clássicas a rock. Meditar também pode ser um ótimo recurso, ajuda até no combate às dores crônicas.


Para o corpo

Aprenda a fazer o Ritual Jade, um banho de imersão esfoliante, com ingredientes como chá verde e mel, que têm propriedades antioxidantes e antienvelhecimento.

Ingredientes
Chá verde (de preferência não tostado)
2 col. (sopa) de aveia em flocos
1 col. (sopa) de açúcar mascavo
2 col. (sopa) de mel

Como fazer
Prepare um bule de chá verde forte. Misture em uma tigela a aveia, o açúcar mascavo, o mel e acrescente 1 col. (sopa) de resíduos do chá verde (a borra do chá). Deixe descansar por 5 minutos. Tome uma taça de chá verde e reserve o restante. Tome um uma ducha, seque-se ligeiramente, desligue o chuveiro e espalhe a mistura esfoliante pelo corpo e rosto em movimentos circulares e de baixo para cima (contra a gravidade). Remova com uma toalhinha apenas o excesso dos produtos do corpo.

Banho de imersão tonificante : se tiver uma banheira ou um ôfuro em casa , encha com água morna, coloque o chá verde que ficou no bule e, se quiser, adicione sais de banho ou um punhado de sal marinho (ajuda a desinchar). Tome um banho de imersão por 15 minutos. Em seguida, tome uma ducha bem fria para tonificar o corpo.

Reflexologia: terapia manual aplicada nos pontos reflexos dos órgãos do corpo localizados nos pés visa o reequilíbrio energético
Thinkstock Photos
Reflexologia: terapia manual aplicada nos pontos reflexos dos órgãos do corpo localizados nos pés visa o reequilíbrio energético

Banho de ducha tonificante: regule a água em uma temperatura mais quente do que o seu normal e massageie o corpo. Com os movimentos da massagem, remova o esfoliante sem usar sabonete. Desligue a água morna e tome uma ducha fria mais fria que seu normal, para tonificar e renovar, com sentimentos de esperança e de purificação. Na água fria, pense em uma enorme e maravilhosa cachoeira.

Equilíbrio nos pés

No Spa São Pedro , em Sorocaba (SP), a filosofia gira em torno do bem-estar físico, psicológico e social e essa busca está na conscientização da importância da qualidade de vida. “Ensinamos a plantar. Regar suas sementes dia a dia é com você”, explica a gerente Patricia Selerges.

Uma dica de relaxamento para fazer na rotina é a reflexoterapia podal. Trata-se de uma terapia manual aplicada nos pontos reflexos dos órgãos do corpo localizados nos pés, visando reequilíbrio energético, prevenindo e combatendo problemas de saúde. Basta massagear todo o pé, parte por parte, com toques firmes, porém delicados.

Já no Spa Posse do Corpo , em Petrópolis (RJ), a dica é de beleza. Para manter a pele do corpo suave, viçosa e perfumada, a coordenadora de estética Márcia Pinto Ferreira ensina o banho de frutas vermelhas.

Comece higienizando a pele com um pouco de óleo de frutas vermelhas e um sabonete esfoliante a base de frutas vermelhas. Em seguida, faça uma esfoliação com um bom creme esfoliante a base de frutas vermelhas (ou qualquer extrato vegetal). Complete com um sabonete hidratante. Para finalizar, aplique com um bom creme hidratante, espalhando com movimentos circulares e bem devagar.

Veja 11 spas, dos luxuosos aos zen, onde passar o verão
Confira também receitas de sucos e pratos para seu bem-estar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.