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Especialista esclarece sobre a relação entre os dois nutrientes

Desjejum de campeão: a vitamina C ajuda a aumentar a eficiência da absorção de cálcio
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Desjejum de campeão: a vitamina C ajuda a aumentar a eficiência da absorção de cálcio
Se a vitamina C e o cálcio do leite anulam os benefícios um do outro se tomados juntos. Então, como pode alguns sucos de laranja serem fortificados com cálcio?

Sheldon S. Hendler, co-deitor do livro PDR for Nutritional Supplements, uma das principais referências na área, responde:

“Na verdade, a vitamina C ajuda a aumentar a eficiência da absorção de cálcio. Essa é a principal razão pela qual o suco de laranja foi escolhido para a fortificação com cálcio. Você também pode tomar pílulas contendo cálcio ao mesmo tempo em que toma seu suco de laranja fortificado com cálcio, sem perder os benefícios da vitamina C”.

No entanto, ele acrescentou que como muitos produtos são fortificados com cálcio e pode haver efeitos adversos com altas doses, as pessoas não devem tomar mais de 1.500mg de cálcio suplementar por dia, exceto por indicação médica.

Outros nutrientes e alimentos afetam a absorção de cálcio, segundo Hendler. O mais significante é a vitamina D, pois pouquíssimo cálcio é absorvido na ausência dessa vitamina.

Uma controversa análise de estudos sobre os efeitos de cálcio suplementar, publicada no mês passado no British Medical Journal sugeriu que o consumo de 500mg diários ou mais estava associado a riscos significativamente maiores de ataque cardíaco. Testes com vitamina D e cálcio foram excluídos da chamada meta-análise, apontou Hendler, e mais análises e estudos de acompanhamento estão sendo planejados para observar essa relação.

* Por C. Clairborne Ray

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