Você sabe o que é tártaro? Doutor Bruno Puglisi explica

Doutor Puglisi explica os cuidados necessários para manter a saúde bucal

Aquela mancha amarela ou marrom escura entre os dentes e a gengiva que não saem de jeito nenhum é o tártaro.

Leia também: Clareamento dental a laser ou caseiro. Qual escolher?

A placa bacteriana e o tártaro andam de mãos dadas; saiba como evitar
Foto: iStock
A placa bacteriana e o tártaro andam de mãos dadas; saiba como evitar

O tártaro ou cálculo nada mais é que o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que ficou lá por muito tempo e endureceu, se parecem com pedrinhas escuras. Normalmente, isso acontece devido a falta de higiene bucal ou escovação deficiente e pessoas que consomem muito café, chá ou fumantes também estão mais propensas a sofrer desse mal. E quando isso acontece, não há escova e nem pasta dental que resolva, só um dentista consegue remover.

Leia também: Você sabe o que é a xerostomia ou boca seca?

Você viu?

E ele precisa ser retirado. Se você não procurar um especialista o quanto antes, o tártaro vai continuar se alimentando de vários micro-organismos da sua boca , podendo se espalhar por todos os dentes . Essa soma de fatores vai refletindo em problemas para a saúde bucal e geral do paciente. "Bactérias presentes nas inflamações gengivais podem, através da corrente sanguínea, atingir órgãos como o coração e causar entupimento das artérias", explica o Doutor Bruno Puglisi.

Leia também: Conhece a harmonização facial? Conheça todos os detalhes

Quando não removido, o tártaro pode causar irritação nas gengivas, que ficam avermelhadas, com inchaço e sangramento, seguidas do mal hálito. Iniciando a gengivite que, se não tratada, pode evoluir para uma periodontite. Segundo Doutor Bruno Puglisi, nesse caso começa a perda da estrutura óssea, responsável por sustentar os dentes . Dessa maneira, o paciente pode perceber o amolecimento deles e até perdê-los.

O tratamento consiste na raspagem dental com instrumentos manuais ou com ultrassom através da vibração na qual todo o tártaro será retirado. Em seguida, o paciente deve fazer o polimento dental e uma correta indicação de cremes dentais e enxaguatórios específicos para melhora do quadro. Para continuar com a saúde bucal em dia, o paciente deve manter a higiene correta e diária de seus dentes e gengiva.