Erros na escovação dos dentes que cometemos todos os dias

Bruno Puglisi, colunista do iG Saúde, lista quais os erros mais comuns

Se você fosse escovar apenas uma vez por dia, quando seria o melhor momento? Muitos respondem que pela manhã, mas na verdade seria a noite. Pois quando você está dormindo você não está comendo e, portanto, alimentando as bactérias que causam cárie dentária e doença gengival. 

Leia também: Qual a relação entre diabetes e os seus dentes?

Colunista do iG lista quais erros as pessoas comentem na hora de escovar os dentes; será que você também erra?
Foto: shutterstock
Colunista do iG lista quais erros as pessoas comentem na hora de escovar os dentes; será que você também erra?

Outro erro que as pessoas fazem é a escovação antes do café da manhã. Isso é bom para refrescar o mau hálito ao acordar, mas lembre-se de escovar depois de comer. Afinal, você não tomaria um banho antes de se exercitar e sim depois. 

Escova errada

A escova com cerdas duras prejudicar não somente os dentes mas as gengiva também. A placa é macia e pode ser removida facilmente. 

Não escova a língua

Sua língua abriga alimentos e bactérias nas pequenas fendas entre as "papilas”. Use um raspador de língua ou sua escova para se livrar dessas bactérias. 

Você viu?

Leia também: Tem dúvidas sobre radiografia odontológica? Doutor Bruno Puglisi responde 

Não sabem usar o fio dental

Acredite ou não, as pessoas não sabem usar o fio dental corretamente. Temos a mania de colocar o fio entre os dentes e puxar para baixo ou para cima mas na verdade temos que "lustrar' os dentes, fazer um movimento de vai e vem entre o dente e a gengiva para atingir áreas em que a escova não limpa. 

Não escovar o tempo suficiente

O recomendado é escovar duas a três vezes por dia durante 2 minutos de cada vez. Dois minutos parece muito tempo, mas não é esse tempo perdido de vai atrapalhar seu dia e pode salvar seus dentes. 

Você não substitui sua escova

As pessoas esquecem-se de substituir a escova , não observam as cerdas desgastadas e tortas. Talvez por preguiça ou falta de atenção. O ideal é substituir a escova a cada 3 meses. Cerdas desgastadas não removerão efetivamente a placa e as bactérias. E não se esqueça de substituir a escova imediatamente se você estiver doente. Bactérias e vírus de uma doença podem residir nas cerdas e potencialmente re-infectá-lo.

Leia também: Lente de contato dental pode causar cáries nos dentes?

Dr Bruno Puglisi recomenda que tire suas dúvidas com seu dentista que irá te explicar a técnica correta para manter sua saúde bucal em dia.