Entenda como funciona a carga imediata em implantes dentais

Nas últimas décadas, os implantes dentários tornaram-se a substituição padrão ouro dos dentes perdidos

Mas na maioria dos casos os implantes após colocados devem ficar de  dois  a seis meses sem função antes de serem colocados os dentes sobre eles . Com isso os pacientes tem que usar próteses removíveis ou continua com a falta de dentes por um longo  período até a finalização do tratamento.

Leia mais: Dr. Bruno Puglisi diz como são feitas as lentes de contato

Foto: shutterstock
O implante imediato torna a alternativa de substituição ainda mais viável

Nos últimos anos, um grande número pesquisas e estudos nos  fornece a possibilidade de trabalhar com a  carga imediata, esse processo que permite a fixação de uma coroa ou dente no dia da colocação do implante. Ao fazer isso, damos aos pacientes uma solução estética imediata e, em muitos casos, também funcional.

Dr Bruno Puglisi diz que, embora não seja apropriado em todos os casos, a sua experiência clínica mostrou que, em circunstâncias corretas, o uso do protocolo de carga imediata geralmente é a melhor opção tanto para o paciente como para o profissional.

Indicações de uma carga imediata

Qualidade / quantidade óssea

Quando o paciente tem uma boa quantidade de osso , tanto em altura como em largura, além da qualidade desse osso, que  deve ser sadia;

Contra indicado em pacientes que precisam de enxerto ósseo.

Estabilidade inicial do implante

A estabilidade inicial é o principal fator para o sucesso, isso é o que chamamos de travamento em que o parafuso ou implante vai se fixar  no osso.

A medida usada é 35 N neutons , todo cirurgião tem uma ferramenta chamada torquimetro, no qual mostra a medida em que o implante foi instalado.

Leia mais: Tem dúvidas sobre radiografia odontológica? Doutor Bruno Puglisi responde

Implante utilizado

Atualmente diversas empresas tem trabalhado para lançamentos de implantes que permitam a carga imediata. E alguma das características desses implantes são um formato cônico, roscas afiadas favorecendo um bom travamento e um tratamento da superfície do implante, promovendo uma cicatrização mais rápida.

Um design cônico que, quando pressionado no osso, comprime suavemente o osso e, assim, atinge maior estabilidade.

Cooperação do paciente

Embora a qualidade óssea, a seleção do implante e a habilidade do dentista sejam muito importantes para garantir o sucesso da carga imediata, isso não significa nada sem a cooperação completa do paciente.

Os pacientes precisam estar totalmente comprometidos com uma excelente higiene bucal, a ingestão de alimentos macios, a prevenção de forças excessivas na prótese  colocada sobre o implante durante o período de osseointegração, cuidados pós operatórios como  tomar os medicamentos indicados e não fumar.