Voltando a sorrir com as lentes de contato dental

Dr. Bruno Puglisi ressalta que o procedimento é irreversível, mas que devolve a autoestima para aqueles que têm vergonha de seu sorriso

Voltando a sorrir com as lentes de contato dental
Foto: iStock
Voltando a sorrir com as lentes de contato dental


O mundo parece estar voltando ao normal, as pessoas voltando a se cuidar e em breve esperamos nos livrar das máscaras, voltar a sorrir e mostrar nossos dentes.

Dr. Bruno Puglisi nos diz que a procura pela estética dental vem aumentando nesse final de pandemia. Estudos mostram que mais de 80% das pessoas não gostam de seus dentes nas fotos. Também muitas pessoas não mostram os dentes ao sorrir em redes sociais porque não gostam da aparência dos dentes.

É aí que elas aparecem como uma das melhores soluções estéticas atuais: as lentes de contado dental.

Em alguns casos são indicados o uso de aparelhos ortodônticos ou os alinhadores transparentes antes da colocação das lentes para se evitar um desgaste maior.

Ao contrário das coroas que envolvem o dente inteiro precisando de um desgaste grande da estrutura, as lentes são peças ultrafinas de porcelana que são coladas somente na parte da frente dos dentes, melhorando pequenos defeitos estéticos e cor.

O tratamento pode ser concluído em apenas duas consultas e as lentes são individuais e personalizados para cada sorriso. Basicamente, parecem completamente naturais quando o tratamento termina. Se você está insatisfeito com a aparência do seu sorriso nas fotos, as lentes podem ser a solução para esse problema.

Algumas das indicações mais comuns para uso das lentes é o fechamento de espaços entre os dentes, pequenos desgastes, dentes lascados, dentes pequenos, dentes amarelados, reabilitações em dentes com restaurações antigas e harmonia do sorriso.

O tratamento é praticamente indolor. É importante saber que o tratamento não é reversível. Ou seja, uma vez que você decida fazer, você não pode voltar ao seu "velho" sorriso. Uma vez colados, somente seu dentista poderá removê-las com o famoso motorzinho, já que a cola adere fortemente à estrutura dental juntamente com a porcelana.

Lembrando que por ser um tratamento estético, não é uma necessidade e sim uma decisão sua. O profissional está a sua disposição para explicar todos os prós e contras para que o paciente decida realmente se é isso que quer.

Uma das vantagens é que em alguns casos pode se fazer uma simulação em boca ou no computador para você ter certeza do resultado e também lembrando que diferentemente de uma cirurgia plástica em que você acorda da anestesia e o resultado está lá gostando ou não. No caso das lentes, elas só serão coladas assim que você der o "ok" ao seu dentista. Caso queira alguma modificação, tanto na cor quanto no formato, o profissional pode mandar ao laboratório de prótese para tais correções.