Com dados ainda incompletos, média móvel de óbitos por Covid-19 chega a 339

País tem 162.628 óbitos registrados e 5.675.032 diagnósticos do novo coronavírus, segundo levantamento das secretarias estaduais de Saúde

Foto: Foto: Opas/OMS
Mais de 48 milhões pessoas foram infectadas em todo o mundo


Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostram que nas últimas 24 horas, o Brasil registrou mais 231 mortes causadas pelo novo coronavírus  (Sars-CoV-2), fazendo o total subir para 162.628. Foram 339 mortes em média nos últimos sete dias.

Já o número de contaminações chegou aos  5.675.032 milhões. Desse total, 10.917  infectados só de ontem para hoje.

Devido aos problemas detectados nos sistemas de dados oficiais do Ministério da Saúde, a atualização dos números da Covid-19 ainda está incompleta. Há pelo menos seis dias o País tem divulgado dados incompletos da pandemia no Brasil.

A contagem de casos realizada pelas Secretarias Estaduais de Saúde inclui pessoas sintomáticas ou assintomáticas; ou seja, neste último caso são pessoas que foram ou estão infectadas, mas não apresentaram sintomas da doença.

Segundo a última atualização, de quinta-feira (5), São Paulo registrava 1.125.936 casos da doença e 39.717 mortes. De acordo com o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, os dados deixaram de ser fornecidos desde a última sexta-feira (6) por problemas técnicos. "Assim como nós, alguns outros Estados não estão recebendo estes dados", afirmou o secretário.

Segundo Gorinchteyn, foi enviado ofício ao Ministério da Saúde solicitando a imediata retomada do serviço de acompanhamento epidemiológico.

Desde o início de junho, o Conass divulga os números da pandemia da Covid-19 por conta de uma confusão com os dados do Ministério da Saúde. As informações dos secretários de saúde servem como base para a tabela oficial do governo, mas são publicadas cerca de uma hora antes.

Mais de 48 milhões pessoas foram infectadas em todo o mundo. Do total de doentes, mais de 1,2 milhão morreram, segundo a Universidade Johns Hopkins. O Brasil segue como o terceiro país do mundo em número de casos de Covid-19 e o segundo em mortes, atrás apenas dos Estados Unidos.