"Para que essa ansiedade, essa angústia?", questiona Pazuello sobre vacina

No Brasil, pandemia da Covid-19 já matou 182.799 pessoas e infectou quase 7 milhões

No Brasil, pandemia da Covid-19 já matou 182.799 pessoas e infectou quase 7 milhões
Foto: Foto: Alex Pazuello/Semcom
No Brasil, pandemia da Covid-19 já matou 182.799 pessoas e infectou quase 7 milhões

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, questionou as informações divulgadas sobre a capacidade de vacinação no Brasil. "Pra que essa ansiedade, essa angústia? Somos a referência na América Latina e estamos trabalhando”, afirmou o ministro, em solenidade para entrega o plano nacional de imunização contra a Covid-19, nesta quarta-feira (16).

Pazuello cobrou mais confiança no sistema. "Senhores, vamos nos orgulhar da nossa capacidade. Ela não foi feita por mim, ela já está lá. Foram nossos antecessores que criaram o SUS [Sistema Único de Saúde] e fizeram o plano nacional de imunização, então vamos levantar a cabeça. Acreditem: o povo brasileiro tem capacidade ter o maior sistema de saúde do mundo. Para que essa ansiedade, essa angústia? Nós somos a referência na América Latina e tamo [sic] trabalhando", garantiu.

O ministro ressaltou que "todos os estados serão tratados de forma igualitária, proporcional" e que "não haverá diferença" entre as unidades federativas. "Todas as vacinas terão prioridade do SUS. Isso está pacificado.

Continua após a publicidade

"Sairemos um país mais forte, uma democracia mais estável. Todos os Poderes se alinham e funcionam da maneira correta. Nós, brasileiros, vamos ganhar essa guerra. O Brasil imunizado é o nosso objetivo. Somos todos uma só nação", concluiu o ministro. 

Sobre a logística de como será a distribuição das vacinas no Brasil, o ministro não deu muitos detalhes. "Não se preocupem com a logística. A logística é simples. Apesar de o nosso país ser deste tamanho, temos estrutura, temos companhias aéreas, Força Aérea Brasileira, temos toda a estrutura já planejada e pronta", afirmou.

Veja as fases do plano de vacinação:

Fase 1: serão 29,9 milhões de doses. Recebem a vacina trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais, indígenas e aqueles com 60 anos ou mais que estejam em instituições (como lares para idosos);

Fase 2: serão 44,8 milhões de doses. Para pessoas de 60 a 74 anos;

Fase 3: serão 26,6 milhões de doses. Etapa voltada para pessoas com comorbidades como Diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer e obesidade grave;

Fase 4: serão 7 milhões de doses. A vacina será aplicada em professores, profissionais da saúde, segurança, salvamento e do sistema prisional.