Europa alerta para risco de venda de exames negativos falsos para Covid-19
Há denúncias de vendas dos certificados falsos em aeroportos da Grã-Bretanha e França, além de vendas onlines ou com tratativas diretas na Espanha e Holanda
A agêcia europeia de polícia (Europol) emitou um alerta voltado aos viajantas para países que exigem testes negativos para Covid-19. De acordo com a agência, os documentos estão sendo comercializados em aeroportos por valores que chegam a 300 euros por pela.
Há denúncias de vendas dos certificados falsos em aeroportos da Grã-Bretanha e França, além de vendas onlines ou com tratativas diretas na Espanha e Holanda. "É muito provável que criminosos aproveitem a oportunidade de produzir e vender certificados falsos de testes de covid-19 enquanto durarem as restrições às viagens", disse a Europol à AFP.
Há 10 dias, um homem acusado do crime de vender exames negativos falsos foi preso do aeroporto de Luton, na Grã-Bretanha. Antes disso, uma rede de tráfico foi descoberta no aeroporto de Roissy-Charles-de-Gaulle, perto de Paris, vendendo certificados com preços entre 150 e 300 euros.