Avião da China chega em São Paulo com insumos para 8,6 milhões de vacinas

Carga com 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) desembarcou no fim da noite de quarta-feira no aeroporto de Viracopos, em Campinas

Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
Maior lote da Vacina do Butantan, com 8,6 milhões de doses, chegou nesta quarta-feira

Esse é o primeiro lote de insumos que o Instituto Butantan recebe neste ano. Segundo o Butantan , as vacinas produzidas com o lote de matéria-prima desembarcado nesta quarta-feira começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no dia 25.

"Quanto mais rápido vacinarmos, mais rápido sairemos da crise, mais rápido a economia retoma. E voltaremos a ter felicidade e alegria, a possibilidade de reencontrar nossos amigos, nossos familiares e participarmos de atividades que hoje não podemos fazer, porque temos que nos proteger, com a máscara, o álcool em gel, o distanciamento, evitando aglomerações", afirmou o governador João Doria , que acompanhou o desembarque.

De acordo com o governo do estado de São Paulo, mais uma carga com 5,6 mil litros de IFA deverá chegar ao Brasil até o dia 10 de fevereiro, o que possibilitará a produção de mais 8,7 milhões de doses em São Paulo. Além disso, já existe outro pedido do Butantan à Sinovac para mais uma carga de 8 mil litros.

Somadas, as cargas, recebidas hoje e que chegarão no dia 10, permitirão a fabricação de 17,3 milhões de doses da vacina . A previsão do Butantan é que a produção de vacinas contra a covid-19 alcance até 600 mil doses diárias com a chegada das remessas de matéria-prima.