Mais de 90% dos internados em UTIs do RN usaram remédio sem eficácia comprovada

Médica do comitê científico do Rio Grande do Norte criticou incentivo ao uso de remédios como medida de prevenção da Covid-19

Foto: Foto: Reprodução
Com alta de internações na capital, o prefeito indicou o uso da ivermectina no tratamento contra a doença causada pelo novo coronavírus

Mais de 90% dos pacientes internados nas UTIs de Covid-19 no Rio Grande do Norte tomaram remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19. A afirmação foi feita pela médica infectologista Marise Reis, que integra o comitê científico do estado e critica o uso de medicamentos como a ivermectina como medida de prevenção à doença.

Em entrevista concedida ao telejornal Bom dia RN, desta terça-feira (23), a médica falou sobre o aumento da ocupação de leitos de UTI Covid nos hospitais públicos e privados do estado. "Não adianta a população, as pessoas, se esconderem por trás de um comprimido de ivermectina, achando que ele vai te proteger. Não vai. A literatura já é clara em relação a isso. Não há evidências de que esse medicamento protege contra a Covid. Então, o apelo que nós fazemos é: não tome remédio e saia por aí achando que você não vai adoecer", disse. 

Com alta de internações na capital, o prefeito indicou o uso da ivermectina no tratamento contra a doença causada pelo novo coronavírus. O remédio não tem eficácia comprovada cientificamente contra a Covid-19, como informou a própria farmacêutica Merck, responsável pela fabricação do vermífugo. Segundo a empresa, não há dados disponíveis que sustentem a eficácia do medicamento contra a Covid-19.

"Mais de 90% dos doentes que estão internados nas nossas UTIs fizeram uso de ivermectina. Então significa que ela não é capaz de fazer o que se promete", acrescentou Marise Freitas.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, a taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 na rede pública é de 88%. Apenas 33 dos 275 leitos críticos do SUS para o tratamento de casos graves da doença estão disponíveis.

"As pessoas precisam entender que se nós tivermos paciência, nós conseguiremos vencer a Covid. Para isso, nós precisamos evitar aglomerações. Não sair. Não tem jeito. Não dá pra fazer reuniões de amigo, jantares, pequenos eventos. Não importa o tamanho do evento. As pessoas estão se contaminando aí", explicou a infectologista.