Fiocruz receberá insumos para 18 milhões de doses da AstraZeneca, diz secretário

Próximos dois lotes de insumos para produção do imunizante devem ser enviados ao Brasil na próxima sexta (21)

Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Insumos para a vacina devem ser enviados na próxima sexta (21)

Nesta segunda-feira (17), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse que os próximos dois lotes de insumos para a vacina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) devem ser enviados ao Brasil na próxima sexta-feira (21).

Na última semana, a Fiocruz havia dito que o estoque do ingrediente farmacológico ativo (IFA) estava baixo. Grande parte do material é importado da China, mas oposicionistas acreditam que as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o país prejudicam as relações diplomáticas e interferem na demora do envio do ativo.

De acordo com Rodrigo Cruz, a quantidade que será enviada é suficiente para a produção de aproximadamente 18 milhões de doses da vacina da AstraZeneca . "A gente recebeu hoje [segunda] a confirmação de envio de dois lotes no dia 21 de maio. Então a gente teria dois embarques, um confirmado para o dia 21 e um planejado para dia 29, com chegada para o dia 29. A boa notícia é que hoje recebi a confirmação de que esses dois lotes vão ser embarcados no dia 21 de maio", disse.

No entanto, pela manhã, o secretário disse que ainda não há previsão para a chegada do IFA para a produção da vacina do Butantan, que teve a produção paralisada no fim da semana passada por falta de insumos. "Hoje teremos a confirmação. Ainda há pouco saiu no noticiário dia 20, mas há uma expectativa que chegue aqui por volta do dia 25, mas ainda pendente de confirmação por parte da China", afirmou.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), publicou em seu perfil das redes sociais no início da tarde de hoje que um lote com 4 mil litros do ativo para a Coronavac deve ser enregue no próximo dia 26, suficientes para a produção de 7 milhões de doses.