Internações crescem e SP passa de 79% para 85% dos leitos de UTI ocupados

Sistema de saúde começa a sentir os efeitos das novas infecções no estado; Números cresceram nas últimas semanas

Foto: Reprodução: iG Minas Gerais
Número de ocupação dos leitos de UTI em São Paulo teve um salto nos últimos dias

estado de São Paulo apresenta um aumento no número de internações nas últimas duas semanas e indica que pode estar entrando em uma 'terceira onda'. Internações nas UTIs passaram de 79% e, nesta terca-feira (18), chegaram a 85%. As informações são da jornalista Mônica Bergamo.

Documentos do sindicato dos hospitais, clínicas e laboratórios paulistas (SindHosp) mostram que houve um salto no número hospitais que apresentam uma ocupação nos leitos de UTI acima de 80%.

Entre os 90 hospitais que foram ouvidos pelo estudo, entre 11 e 17 de maio, cerca de 39% destes apresentam uma situação ainda mais grave, com um índice de ocupação entre 91% e 100%.

De acordo com o sindicato, a reposição dos estoques do "kit intubação", para que pacientes possam iniciar o processo de respiração mecânica, ocorre de maneira lenta. No total, 58% deles relataram ter medicamentos para atender os pacientes apenas pelos próximos dez a 15 dias. 35% possuem estoque para 15 dias e 24% conseguem utilizar os medicamentos pelos próximos 10 dias.


Durante a primeira demana de maio, um alerta já havia se acendido no governo de São Paulo pelo aumento no número de novos casos. Isso porque o resultado de novas infecções passa a ser um maior número de internações e, com isso, mais mortes em seguida.