SP: 333 mil pessoas não compareceram para tomar 2ª dose de vacina contra Covid

Neste sábado foram aplicadas 119 mil vacinas, mas apenas 26 mil foram segundas doses, alvos dessa ação especial para diminuir número dos perderam a data para completar o esquema

Foto:
SP tem mais de 300 mil atrasados em vacinação

SÃO PAULO - O Dia D de vacinação contra a Covid promovido pelo governo de São Paulo neste sábado terminou longe de resolver o problema do grande número de faltosos na segunda dose. No estado, mesmo após essa ação, criada especialmente para chamar a atenção desse público, eles ainda somam 333.990, segundo a secretaria da Saúde.

O balanço do mutirão, divulgado pela pasta no começo da noite deste sábado, registra que foram aplicadas 119.450 doses de vacina ao longo do dia em mais de 5 mil postos espalhados pelo estado. Dessas, 92.569 foram primeiras doses. Assim, só completaram o seu esquema vacinal com a segunda dose 26.881 pessoas.

São considerados faltosos aqueles que já passaram dos prazos recomendados entre a primeira e a segunda doses. O espaçamento é de 28 dias para a vacina CoronaVac (Butantan) e de 12 semanas para a de Oxford/Astrazeneca (Fiocruz).

Respeitar essas datas é muito importante para garantir uma imunização segura, já que foram assim que esses produtos mostraram bons resultados durante os estudos. Para intervalos diferentes, não há pesquisas que mostrem a eficácia que pode ser atingida, ainda que os especialistas destaquem aos atrasados que o retorno sempre vale a pena e deve acontecer a qualquer momento depois do prazo.

“Quem não conseguiu ir hoje a um posto e ainda está com a segunda dose em atraso pode procurar a rede de saúde nos próximos dias e completar seu esquema vacinal”, alertou Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, em nota à imprensa.

Este Dia D foi anunciado no estado em 28 de maio. Na data, o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde contabilizava 501.693 pessoas atrasadas para a segunda dose. Entre elas, 212.403 precisavam retornar para tomar a vacina da AstraZeneca, e 289.290 tinham pendências no calendário da CoronaVac. Na ocasião, 80% dos faltosos eram idosos de 80 a 89 anos. Os demais, segundo o governo, eram profissionais de saúde.