Centro de tecnologia desenvolve máscara contra Covid que permite leitura labial

Objetivo do equipamento é facilitar a comunicação com pessoas que possuem deficiência auditiva e que precisam ler os lábios das pessoas para entendê-las

Máscara
Foto: Pixabay
Máscara

O Centro de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, a ONG Divina Agulha e a Basf, apresentaram hoje (23) uma máscara de proteção individual contra a Covid-19, com visor transparente na região da boca. O objetivo é que o equipamento facilite a comunicação com pessoas que têm deficiência auditiva, e que realizam leitura labial. A máscara conta com um plástico transparente antiembaçante, é feita com três camadas de tecido, tem elástico ajustável, e pode ser lavada até 30 vezes para a reutilização.

“Nós não podemos deixar de lançar mão de qualquer tipo de tecnologia que inclua as pessoas na sociedade. E incluir não é só colocar ela pertinho, é dar a ela autonomia em todos os sentidos, no limite de cada um”, destacou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.As máscaras custam R$ 12,80, e podem ser encontradas na loja da Fundação Grupo Volkswagen.