Covid-19: brasileiros têm dificuldade para emitir comprovante de imunização

Comprovante deve ser emitido por meio da plataforma Conecte SUS, que pode ser acessada pelo computador ou pelo aplicativo de celular

Conecte SUS
Foto: Banco de imagens/Pixabay/edit
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Muitos brasileiros têm enfretado dificuldades para emitir o comprovante de imunização, com dose única ou duas doses de vacinas contra a Covid-19. É que o Ministério da Saúde disponibiliza apenas uma única mandeira de pegar o documento, por meio da plataforma Conecte SUS - pelo computador ou por aplicativo de celular.

Para acessar, é preciso fazer um cadastro e clicar no ícone da vacina para visualizar as doses tomadas. As informações podem demorar até 10 dias depois da vacinação para ficar disponíveis. O certificado pode ser emitido no mesmo espaço.

O certificado é a prova digital de que alguém está totalmente imunizado. O documento conta com um QR Code, que confirma a autenticidade, e pode ser emitido em inglês e espanhol - para quem pode precisar usar para viagens. O certificado já é aceito em alguns países para permitir a entrada de brasileiros e começa a ser uma exigência também em alguns estados e municípios em grandes eventos - o chamado passaporte da vacina.

O problema é que muitos brasileiros se queixam de não conseguir encontrar o certificado, baixar e usar o aplicativo do ministério da Saúde.

A analista de marketing Carolline Pimenta tomou a segunda dose no dia 18 e, até o momento, ainda não aparece para ela no Conecte SUS. “Eu gostaria de ter o certificado, porque é um direito meu. Eu tomei as duas doses. É importante”, diz.

Acumulando reclamações, o Ministério da Saúde apenas continua afirmando que o aplicativo está funcionando normalmente. Quem não tiver com o registro, o ministério orienta procurar o local da vacinação. 

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