Com Pfizer, SP começa vacinação de quem está com 2ª dose da AstraZeneca atrasada

Lotes serão distribuídos aos postos no período da manhã. Segundo secretário municipal da Saúde, unidades devem começar a aplicar as doses após as 15h.

Vacina da Pfizer
Foto: Reprodução: Google/licenciáveis
Vacina da Pfizer

Na tarde desta segunda-feira, 13, a cidade de São Paulo começa a vacinar contra a Covid-19 as pessoas que estão com a segunda dose da AstraZeneca atrasada. Para tanto, a prefeitura vai utilizar 165 mil doses do imunizante da Pfizer, que chegaram ao município no último sábado, 11.

Terá direito a essa vacinação as pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca e que deveriam ter tomado a segunda entre 1º e 15 de setembro. A aplicação das doses devem ter início a partir das 15h, após os postos de vacinação serem abastecidos com o material na manhã desta segunda.

“Nós inclusive na segunda-feira estamos fazendo um verdadeiro esquema de guerra. Vão ser batedores da GCM, da Polícia Militar, do Exército que vão nos ajudar a abrir os faróis da cidade para que os nossos carros cheguem o mais rapidamente possível nas unidades, nós temos unidades a 70km do centro da cidade. Além dos drive-thrus, mega-postos. Todos eles vão receber doses", disse o secretário de saúde da capital, Edson Aparecido.

Entretanto, nem todas as pessoas com a segunda dose da Astrazeneca em atraso vão conseguir se vacinar com o quantitavo disponível da Pfizer. Segundo a prefeitura, 340 mil pessoas fazem parte do grupo e seriam necessárias mais 175 mil doses do imunizante.

Intercambialidade
A permissão para uso das vacinas da Pfizer no lugar das da AstraZeneca foi dada pelo Comitê Científico do Governo do estado e pelo Programa Estadual de Imunizção, com base em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em orientações do Ministério da Saúde. A decisão também foi aprovada pelo Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).

- Com informações do portal G1.