Veja oito países que passaram a tratar a Covid-19 como endemia

Após onda da Ômicron, muitas nações europeias aliviaram a maioria das medidas restritivas impostas pela Covid-19

Dinamarca

A Dinamarca foi um dos primeiros lugares a abolir quase todas as medidas impostas. Desde o fim de janeiro, o governo anunciou que a Covid-19 "não deve mais ser considerada como doença socialmente grave". As máscaras não são mais exigidas, restaurantes, boates e outros estabelecimentos não têm mais restrição de horário ou número de pessoas e os passaportes de vacina deixaram de ser exigidos em diversos lugares.

Flavia Milhorance l BBC Brasil

Reino Unido

O governo do Reino Unido lançou o plano “Vivendo com a Covid” no início do ano, que aboliu também a maioria das restrições, inclusive o isolamento obrigatório para quem testa positivo para a doença, ainda que ele seja recomendado. A proteção facial também não é mais obrigatória na maioria dos espaços.

Equipe do Reality Check - BBC News

França

Há duas semanas, o governo francês também suspendeu quase todas as imposições para combater a Covid-19. Agora, as máscaras são exigidas apenas em transportes públicos e ambientes médicos, e o comprovante de vacina não é mais exigido em lugares como bares e cinemas.

Reprodução/ BBC News Brasil

Holanda

A Holanda foi outro país a acabar com quase a totalidade das restrições. O uso de máscaras foi liberado inclusive em transportes coletivos e não há mais obrigatoriedade de comprovante de vacinação para acessar os espaços.

Pixabay

Espanha

A Espanha também suspendeu as medidas, entre elas o isolamento obrigatório para todos que testarem positivo para a Covid-19. O uso das máscaras é orientado ainda pelos governos de algumas regiões, mas no geral não é mais mandatário.

Pixabay

Áustria

A Áustria, que chegou a tornar a vacinação uma medida obrigatória no país, voltou atrás diante da melhora da situação epidemiológica, quando também anunciou o fim de uma série de medidas restritivas, como o passaporte da vacina. Porém, no último dia 24, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório em lugares públicos fechados devido a um recente aumento no número de casos.

Reprodução%3A BBC News Brasil

Finlândia

Na Finlândia, embora as restrições tenham sido suspensas, o governo orienta que sejam utilizadas máscaras em lugares públicos fechados.

tap5a / Pixabay - 18.03.2022

Bélgica

Na Bélgica, a proteção facial permanece obrigatória em transportes públicos, mas as demais medidas foram suspensas.

christian lue / unsplash