Jovens de 18 a 24 anos são os mais afetados por sequelas da pandemia

Estudo aponta que a falta de contato social e a incerteza sobre o futuro são as principais razões

Alguns jovens, inclusive, adotaram a máscara de forma permanente por vergonha de mostrar o rosto
Foto: Ian Alves - Da BBC News Brasil em São Paulo
Alguns jovens, inclusive, adotaram a máscara de forma permanente por vergonha de mostrar o rosto

Os jovens, em especial a faixa etária de 18 a 24 anos, são os mais afetados pela crise de saúde pública causada pela pandemia de Covid-19 , segundo relatório anual do Estado Mental do Mundo.

O estudo, que foi divulgado nesta semana pela organização de pesquisa sem fins lucrativos Sapien Labs, aponta que este grupo tem uma probabilidade cinco vezes maior de relatar queixas de saúde menta l, em comparação com a geração de seus avós.

"Não há uma única região, grupo linguístico, ou país onde o declínio do bem-estar mental em gerações sucessivamente mais jovens não é aparente", aponta texto do estudo.

"Isso se traduz em um aumento dramático na porcentagem de cada geração mais jovem que está mentalmente angustiada, ou lutando em um nível qualificável como de natureza clínica, ou requerendo ajuda profissional".

Pela primeira vez o Brasil foi incluído no estudo que apontou que no país há cerca de 40% a mais pessoas de 18 a 24 anos relatando queixas de saúde mental, quando comparadas à faixa etária de 55 a 64 anos.

Foto: Joao Gabriel Alves/Agencia Enquadrar/Agencia O Globo
Foi a primeira vez que o Brasil foi incluído na pesquisa


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.