Fiocruz alerta para aumento de casos graves de Covid em 19 estados

Boletim InfoGripe aponta casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave tiveram aumento nas últimas seis semanas

Fiocruz alerta para aumento de SRAG em 19 estados
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Fiocruz alerta para aumento de SRAG em 19 estados


O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiorcruz (Fundação Oswaldo Cruz)  nesta quinta-feira (27), alerta para o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 19 estados brasileiros em uma tendência a longo prazo. 

O levantamento leva em conta casos das últimas 6 semanas, até o período que se encerrou no dia 15 de abril. Com foco na população adulta, o boletim lança luz sobre os casos de graves de síndrome respiratória causados pela Covid-19. 

Os estados em questão são: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sil, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. 


A Fiocruz indica que em estados como Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina o crescimento dos casos de SRAG foi em todas as faixas etárias. 

Entre as crianças, contudo, o aumento diz respeito ao vírus sincicial respiratório (VSR), e não à Covid como no público adulto. O estudo pontua que casos de Influenza A e B também contribuíram para as ocorrências graves na condição respiratória. 

Leia mais:  Saúde critica médicos antivacina e disseminação de fake news

A Síndrome Respiratória Aguda Grave causou 2.678 mortes neste ano no Brasil. Destes óbitos, 1.572 (58,7%) tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 963 (36,0%) negativos e ao menos 67 (2,5%) aguardando resultado laboratorial.

"Dentre os positivos do ano corrente, 4,3% são influenza A; 2,9% são influenza B; 4,5% são VSR; e 85,6% são Sars-CoV-2 (Covid-19). Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 12,6% para influenza A; 7,9% para influenza B; 10,9% para VSR; e 68,6% para Sars-CoV-2 (Covid-19)", destaocu a Fiocruz em comunicado .

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.