Tamanho do texto

Festa antecede Conferência Internacional Aids 2010, que começa neste domingo, em Viena

Com a Terra como tema, o "Life Ball" convocou hoje em Viena milhares de pessoas empenhadas em aproveitar a noite de festa levantar a voz contra a Aids e a intolerância. Dezenas de celebridades internacionais, entre elas, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e o mítico ex-tenista alemão Boris Becker, foram à capital austríaca para conscientizar o mundo sobre a doença.

A 18ª edição deste baile solidário, o maior da Europa em favor das vítimas da Aids, foi celebrada este ano pela primeira vez em três situações ao mesmo tempo: na Prefeitura de Viena, no Teatro Real e no Parlamento austríaco. Além disso, a extravagância do "Baile da Vida" marcou a inauguração oficial da Conferência Internacional Aids 2010, que a partir de amanhã reunirá em Viena cerca de 25 mil cientistas, políticos, ativistas e famosos.

Life Ball foi realizado neste sábado (17) em Viena, na Áustria
EFE
Life Ball foi realizado neste sábado (17) em Viena, na Áustria
Um dos temas principais deste encontro mundial será denunciar a criminalização e marginalização dos doentes e grupos de risco, por isso que o lema do baile foi precisamente "semear as sementes da solidariedade". Antes que o baile tivesse que ser interrompido pela forte chuva, centenas de participantes desfilaram pelo tapete vermelho fantasiadas.

 Sobre o palco, quando a atriz americana Woppie Goldberg iniciava seu discurso em uma montagem na qual interpretava a Mãe Terra que despertava de seu sonho, começou a forte chuva que pouco depois resultou no esvaziamento da esplanada da prefeitura. Mas a chuva não conseguiu acabar com a festa e os 4 mil convidados do baile se refugiaram no interior da prefeitura para seguir comemorando.

Clinton recebeu um cheque de US$ 100 mil que será empregado pela fundação que preside em projetos de luta contra a Aids no Haiti, enquanto uma iniciativa ucraniana de apoio a menores de idade infectados com o HIV foi agraciada com o prêmio "Cristal da Esperança", dotado com 100 mil euros.

Festa VIP

Antes da inauguração do Life Ball, o Parlamento austríaco recebeu cerca de 300 convidados de honra para um baile VIP, no qual também foram arrecadados fundos para a luta contra a Aids, que afeta atualmente 34 milhões de pessoas no mundo todo.

Durante o jantar exclusivo, com preços entre 1,7 mil e 2,5 mil euros, foi leiloada uma mala da Luis Vuitton desenhada pela atriz Sharon Stone, um retrato de Marilyn Monroe e três automóveis da marca Mini desenhados pelos costureiros Kenneth Cole, Diane von Furstenberg e Calvin Klein.

Durante a inauguração do evento, o fundador do Baile, o austríaco Gery Keszler, lembrou que a "cada minuto uma pessoa no mundo se infecta com o vírus do HIV". Por sua vez, o argentino Julio Montaner, presidente da conferência Aids 2010, afirmou que o Life Ball marca "a mais impressionante bem-vinda" que uma conferência deste tipo teve até agora.

No ano passado, o Life Ball arrecadou 1,5 milhão de euros e desde sua fundação em 1993 contribuiu com mais de 13 milhões de euros para projetos de ajuda contra a Aids no mundo todo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.