Tamanho do texto

Foram vacinados 47,5% de toda a população estimada para o Estado

Termina na próxima quarta-feira a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, em todo o Estado de São Paulo.

Após essa data, os postos de saúde irão vacinar apenas as crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses e aquelas portadoras de doenças crônicas até 8 anos que necessitam receber a segunda dose da vacina.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, desde o dia 8 de março, quando a campanha foi iniciada, até o último dia 24 foram imunizados 20.008.481 paulistas, o que representa 47,5% de toda a população estimada para o Estado, segundo a Fundação Seade. A proporção de vacinados é maior do que a média nacional e também supera a de países como os Estados Unidos.

Entretanto, as crianças até 8 anos precisam tomar duas doses da vacina para ficarem completamente imunizadas. A segunda dose não precisa ser aplicada exatamente 30 dias após a primeira, mas é importante que as crianças recebam a dose complementar.

"É fundamental que a criança receba a segunda dose para que ela esteja totalmente protegida contra a nova gripe. Por isso, elas devem retornar aos postos de saúde", diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria. A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacina é segura e eficaz. A única contraindicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.