Tamanho do texto

Estudo dinamarquês demonstra que homens obesos morrem, em média, oito anos antes do que aqueles que estão no peso certo

Homens que são obesos aos 20 anos morrem oito anos mais cedo do que aqueles que estão dentro do peso, disseram cientistas nesta terça-feira. A pesquisa, apresentada no Congresso Internacional de Obesidade, em Estocolmo, também indica que a obesidade geralmente se desenvolve antes dos 20 anos e que a maioria das pessoas dificilmente desenvolverá a obesidade depois disso.

Mais de cinco mil militares participaram do estudo, dos 20 até os 80 anos. Quase 2 mil deles eram obesos quando o teste começou.

A pesquisa concluiu que o risco de morte prematura em homens já obesos aumenta 10% para cada ponto a mais no índice de massa corpórea (para aqueles com taxas acima dos 25). O índice de massa corpórea é usado para determinar a quantidade de gordura no corpo de cada pessoa através de um cálculo que utiliza peso e altura.

“Aos 70 anos, 70% do grupo com peso certo e 50% do grupo de obesos estavam vivos. Nós estimamos que na meia-idade os obesos estavam mais propensos a morrer oito anos antes do que os demais”, disse Esther Zimmermann, do Hospital Universitário de Copenhagen.

Zimmermann, que lidera o grupo de estudo do Instituto de Medicina Preventiva do hospital, disse que a pesquisa levou em conta a influência do cigarro, ano de nascimento e educação, mas não outros fatores como doenças hereditárias.

A pesquisa não incluiu mulheres, mas confirma descobertas feitas em estudos similares. Ano passado, um estudo norte-americano publicado no jornal médico BMJ afirmou que as chances de uma mulher obesa chegar aos 80 anos são de 80%. Os pesquisadores descobriram que, para cada um ponto a mais no índice de massa corpórea, as mulheres tinham 12% menos chance de sobreviverem aos 70 anos em boa saúde.

Outro estudo, realizado por britânicos, publicado no Lancet em 2009 descobriu que pessoas com o índice de massa corpórea entre 30 e 35 morrem aproximadamente três anos antes do que o normal, enquanto que aqueles com obesidade mórbida, com índice acima de 40, morrem até uma década mais cedo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.