Tamanho do texto

Cigarro é a principal causa de doenças na região de cabeça e pescoço, mas álcool também contribui para aparecimento de tumores

selo

Levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) apontou que 18% dos homens com câncer atendidos na unidade assumem ter mantido durante a vida, ou ainda manter, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas . Participaram da pesquisa 12,5 mil pacientes do sexo masculino. Eles foram atendidos na unidade entre agosto de 2008 e fevereiro de 2011.

Embora o cigarro seja a principal causa de doenças na região da cabeça e do pescoço, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas também contribui para o surgimento destes tumores , principalmente quando associados ao tabagismo . Semanalmente, o instituto recebe de cinco a dez novos casos de câncer nesta região do corpo.

A doença pode ser evitada com medidas simples, como não consumir bebidas alcoólicas em excesso, não fumar e dar preferência a alimentos como frutas, verduras e legumes crus.

Leia também: Dieta saudável inclui vários alimentos contra o câncer

Para prevenir contra o câncer oral , também é importante que as pessoas se habituem a examinar a boca diante do espelho à procura de caroços, aftas, manchas brancas e outros ferimentos.

Siga lendo sobre saúde do homem:
Os três inimigos do homem
O impacto do Viagra genérico
Como simplificar a decisão sobre o exame de próstata

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.