Tamanho do texto

Excesso de cloro e filtro solar são os principais causadores de alergias oculares

selo

Cuide dos olhos no verão e evite alergias e infecções
Getty Images
Cuide dos olhos no verão e evite alergias e infecções
Durante o período mais quente do ano, as pessoas devem ter um cuidado especial com a saúde, especialmente com os olhos. O excesso de cloro em piscinas e filtro solar são os principais causadores de alergias oculares. A exposição dos olhos à luz solar, água do mar e piscinas pode ser prejudicial à visão, e por isso algumas precauções são necessárias, segunda a Secretaria de Saúde de São Paulo.

SIGA O IG SAÚDE NO TWITTER

Segundo a oftalmologista Stefânia Danca, do Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo, unidade da Secretaria no Glicério, região central da capital paulista, os raios ultravioleta, transmitidos pelo sol, podem causar grandes danos à visão, pois queimam tanto a parte externa dos olhos quanto a interna. "A melhor maneira de proteger os olhos do sol é usando chapéus e óculos escuros", afirma a oftalmologista.

Nesta época do ano também é muito comum o aparecimento de alergias e irritações na região dos olhos, principalmente por conta do cloro presente na água das piscinas e do contato com cremes pós-sol e filtros solares, que deve ser evitado ser usado muito perto dessa área. Logo que a pessoa sair do mar, piscina ou lago, é importante lavar bem o rosto, principalmente os olhos. Em caso de alergia leve, deve ser usado somente um colírio lubrificante ou "lágrima artificial" para lubrificar os olhos. Os demais colírios só podem ser utilizados mediante prescrição médica.

Leia também:
Aprenda a passar o protetor solar corretamente
Dieta de verão para os dias de praia
Protetor solar pode ser perigoso para os olhos
Raio-X do uso do protetor solar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.