Tamanho do texto

Pesquisa mostrou que tomar suplementos da vitamina não diminui os níveis de colesterol na corrente sanguínea

Tomar suplementos de vitamina D não reduz os níveis de colesterol, ao menos a curto prazo, revela um estudo publicado nesta terça-feira pela revista da Associação Americana do Coração (AHA).

Leia mais sobre colesterol alto na Enciclopédia da Saúde

Os pesquisadores, liderados pelo doutor Manish Ponda, da Universidade Rockefeller de Nova York, analisaram 151 pessoas com deficiência de vitamina D que receberam altas doses de vitamina D3 ou placebo durante oito semanas seguidas.

Ao final do tratamento não foram registradas mudanças nos níveis de colesterol, segundo a pesquisa, publicada na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.

"Nosso estudo questiona a ideia de que um alto nível de vitamina D melhora os níveis de colesterol", disse Ponda, professor assistente de pesquisa clínica.

Leia também:

Vitamina D, a queridinha da ciência

Falta de vitamina D é associada a 12 doenças

Novos estudos estão previstos para este ano com foco na relação entre a exposição a longo prazo à luz do sol – a maneira natural com a qual o corpo gera sua própria vitamina D – e os níveis de colesterol.

Leia mais:  Como equilibrar filtro solar e vitamina D

A suposta relação entre a falta de vitamina D e um maior risco de morte, incluindo doenças do coração, tem sido objeto de investigações médicas durante vários anos.

Leia mais notícias de saúde

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.