Tamanho do texto

No mundo todo, 2 milhões de casos de dengue são registrados a cada ano por 100 países, causando mais de 5 mil mortes

Reuters

A dengue é a doença tropical que se espalha mais rapidamente no mundo e representa uma "ameaça de uma pandemia", infectando cerca de 50 milhões de pessoas em todos os continentes, afirmou a Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

Saiba mais sobre a dengue na Enciclopédia da Saúde

Transmitida pela picada de mosquitos fêmeas, a doença está ocorrendo de forma mais ampla devido à circulação de pessoas e bens – incluindo objetos como plantas de bambu e pneus usados –, bem como por inundações associadas às alterações climáticas, explicou a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

A doença infecciosa, de origem viral, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A dengue afetou apenas algumas áreas na década de 1950, hoje está presente em mais de 125 países – um número significativamente maior do que a malária , historicamente a mais notória das doenças transmitidas por mosquitos.

Leia: 6 fatos sobre o mosquito da dengue

A vacina mais avançada contra a dengue é apenas 30% eficaz, mostraram testes feitos no ano passado .

"Em 2012, a dengue foi classificada como a doença viral transmitida por vetor de mais rápida propagação com um potencial de epidemia no mundo, registrando um aumento de 30 vezes na incidência da doença nos últimos 50 anos", disse a OMS em um comunicado.

No ano passado, a Europa sofreu seu primeiro surto sustentado desde 1920, com 2.000 pessoas infectadas na ilha portuguesa da Madeira, no Atlântico.

No mundo todo, 2 milhões de casos de dengue são registrados a cada ano por 100 países, principalmente na Ásia, África e América Latina, causando entre 5.000 e 6.000 mortes, segundo o especialista Raman Velayudhan, do departamento de controle de doenças tropicais negligenciadas da OMS.

Mas o número real é muito maior já que a doença se espalhou exponencialmente e hoje está presente em todos os continentes, afirmou ele.

"A OMS estima que, em média, cerca de 50 milhões de casos ocorrem a cada ano. Esta é uma estimativa muito conservadora", disse Velayudhan à Reuters, acrescentando que alguns estudos independentes apresentam a cifra de 100 milhões.

Leia: Infectados por dengue aumentam no mundo e cientistas tentam elaborar vacina

"A dengue é a doença transmitida por mosquitos mais ameaçadora e de mais rápida propagação. Está propensa a causar pandemia, mas é uma ameaça apenas. Definitivamente, uma ameaça maior do que nunca", alertou ele.

A malária causou mais mortes, mas estava em declínio, afetando menos de 100 países.

Falando a uma coletiva de imprensa após a OMS divulgar um relatório sobre 17 doenças tropicais negligenciadas que afetam 1 bilhão de pessoas, Velayudhan disse: "O mosquito vem silenciosamente expandindo sua distribuição."

"Então, hoje você tem (o) mosquito aedes em mais de 150 países. A ameaça de dengue existe em todo o globo."

* Por Stephanie Nebehay

Leia mais notícias de saúde

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.