Tamanho do texto

Até o momento 30 casos da nova cepa do coronavírus foram confirmados em todo o mundo

A França identificou o primeiro caso de uma nova cepa do coronavírus em uma pessoa que regressou recentemente dos Emirados Árabes Unidos, informou o Ministério da Saúde francês nesta quarta-feira. O Oriente Médio foi a região em que o novo coronavírus foi detectado pela primeira vez.

O coronavírus é da mesma família viral que a gripe comum, e provocou o surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) em 2003
Thinkstock/Getty Images
O coronavírus é da mesma família viral que a gripe comum, e provocou o surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) em 2003

O Ministério da Saúde francês disse que abriu uma investigação para analisar o primeiro e único caso confirmado na França, e irá realizar uma conferência de imprensa no final do dia.

"A pessoa infectada foi colocada em isolamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)", disse o ministério em comunicado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) com sede em Genebra relatou que foi informada do caso francês, mas não tem mais detalhes.

Segundo dados da OMS, houve 30 casos confirmados por laboratório em todo o mundo - incluindo 18 mortes, desde que o novo coronavírus chamou a atenção dos cientistas no último setembro.

O coronavírus é da mesma família viral que a gripe comum, e foi o responsável pelo surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) que, no final de 2003, se disseminou pelo mundo a partir da Ásia - matando 775 pessoas.

Ainda não há evidências da transmissão do novo vírus entre humanos, mas há uma preocupação com casos relatados pela OMS na Arábia Saudita, Jordânia e Grã-Bretanha.

*  Por Catherine Bremer

Leia mais notícias de saúde

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.