Tamanho do texto

Mudança de alimentação, exercício físico e boas noite de sono; veja como fazer as pazes com a balança, melhorar a autoestima e diminuir o risco de doenças

É possível começar uma rotina de cuidados com o corpo e chegar ao final de 2014 mais leve
Thinkstock Photos
É possível começar uma rotina de cuidados com o corpo e chegar ao final de 2014 mais leve


Todo começo de ano a promessa é a mesma: emagrecer! Há quem a cumpra por alguns dias, até meses. Mas, via de regra, no fim do ano vem a frustração de não ter conseguido fazer as pazes com a balança.

Além da sensação de fracasso frente ao espelho, as gordurinhas podem servir de imã para doenças, como as cardiovasculares, o diabetes e até o câncer (a incidência do de mama é 28% menor em pessoas com peso ideal).

Veja como a obesidade afeta o corpo

Fechar a boca não é mesmo fácil. Mas uma alimentação balanceada atrelada a outros hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e noites de sono bem dormidas podem acelerar esse processo.

No caso do exercício físico, uma pesquisa da Unicamp mostrou que se movimentar aumenta a sensação de saciedade e diminui o consumo calórico em até 30% . E não precisa ser nada tão radical. A idéia é meia hora de exercício diário , pode ser uma caminhada ou um passeio de bicicleta.

Na hora de comer, é importante tanto evitar as comidas muito calóricas como reduzir a quantidade das porções e aumentar a frequência das refeições. Comer de três em três horas estimula o metabolismo . Além disso, vale apostar naqueles alimentos que estimulam a queima de gorduras , como as pimentas e o gengibre.

Veja alguns alimentos que aceleram a queima das gordurinhas:

Emagrecer dormindo

Mas nem só de esforço deve viver quem pretende emagrecer em 2014. O descanso é fundamental. Pesquisas mostram que noites mal dormidas também afetam os níveis dos hormônios da fome , provocando uma queda nos níveis de leptina, que regula o consumo de alimentos e sinaliza quando já comemos o bastante, e o aumento do nível de grelina, que estimula o apetite e produção de gordura.

O recomendável é que todo adulto durma de sete a nove horas diárias, de preferência com uma rotina que obedeça os mesmos horários. Não adianta dormir pouco durante a semana e querer compensar no sábado e no domingo

Bons exemplos

A partir desses parâmetros de alimentação e exercícios, é importante que cada pessoa desenvolva sua estratégia de emagrecimento. Para isso, claro, vale conferir o que já deu certo. O designer Rodrigo Cardoso, por exemplo, conseguiu perder 57 quilos em menos de um ano seguindo uma disciplina que ele mesmo desenvolveu. O advogado André Guerato ressuscitou sua paixão antiga pelo tênis , perdeu 40 quilos e, de quebra, se tornou campeão no esporte.

E então? Viu como vale a pena? Feche a boca, mova-se e tenha um 2014 mais leve!

Leia mais notícias de saúde, alimentação e bem estar


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.