Tamanho do texto

Brasil consome o dobro do sal recomendado pela OMS e, logo, tem 25% de sua população com hipertensão; temperos naturais têm atuação anti-inflamatória e poder oxidante

Todo mundo fala mal do açúcar e da gordura. De fato, ambos são prejudiciais à saúde e vale a pena evitá-los. O que a maioria de nós se esquece, no entanto, é que o sal compõe esta tríade de vilões. No Brasil, o consumo per capita de sal é de 10 gramas diários , o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os tabletes industrializados de caldo de galinha e carne , além do saleiro à mesa e as pitadas extras de sal para o cozimento costumam carregar os alimentos de sódio, um passo em direção à pressão alta. Por aqui, a hipertensão acomete uma em cada quatro pessoas adultas, chegando a mais de 50% na população com mais de 60 anos. Até os mais jovens têm se tornado alvo: 5% das crianças e adolescentes sofrem de pressão alta, doença responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Leia:  Sal e sódio causam dúvida a hipertensos, diz pesquisa

Para fazer com que esses índices caiam, não é preciso abrir mão do sabor. Para dar um gostinho extra nos alimentos, e ainda atrelar doses de saúde às refeições, a dica dos cardiologistas é substituir os temperos prontos pelos naturais com benefícios como atuação antiinflamatória e poder antioxidante.

Veja alguns temperos que ajudam a driblar o sal:

Alimentos como o gengibre e a cebola, por exemplo, carregam em seus nutrientes a capacidade de ajudar o corpo a inibir inflamações . Adotá-los como parte de uma dieta equilibrada, além de fortalecer o sistema imunológico, aumenta a capacidade do corpo de lutar contra a ação de micro-organismos como vírus, bactérias e fungos prejudiciais à saúde.

Leia também:  Estudo canadense relaciona mudança nos hábitos alimentares com queda de 13% no risco cardíaco

A salsa funciona como um diurético suave (aumenta o volume e o grau do fluxo urinário) além de ajudar na digestão. A pimenta, além de ser fonte de vitaminas B e C, tem propriedades anti-inflamatórias e já existem estudos relacionando o consumo à prevenção de câncer de pele, próstata e artrite.

Leia mais:  Apesar da fama de saudável, sal gourmet tem tanto sódio como o de cozinha

Uma dica é ter sempre à mão porções de temperos para polvilhar em seu prato , de acordo com seu estado físico e emocional. Para a dieta de desintoxicação você poderá usar pimenta-do-reino (aumenta o ritmo do metabolismo), cominho (estimula o sistema digestivo), cúrcuma (melhora a imunidade), canela (ajuda o controle da pressão arterial e do colesterol), gengibre (antiinflamatório, reduz quadros de dores) e cardamomo (auxilia o trato gastrintestinal).

Leia mais notícias de alimentação e bem estar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.