Tamanho do texto

Saiba quais são os alimentos que ajudam a reduzir os riscos do sol e a maneira correta de passar o protetor solar; dermatologistas indicam que, no mínimo, a proteção deve ser fator 30

O filtro solar deve ser repassado a cada duas horas
Getty Images
O filtro solar deve ser repassado a cada duas horas

Com o calor em alta e o sol a pino – na semana passada a radiação solar atingiu nível máximo no País – vale a pena aprender direitinho como se proteger neste verão. Com os cuidados certos, é possível evitar indesejáveis marcas, queimaduras, manchas e, principalmente, o temível câncer de pele.

Chapéus e guarda-sóis são bem vindos, mas a dica principal é o uso diário de protetor solar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o indicado é usar, no mínimo, protetor solar fator 30 . No Nordeste, a recomendação é que proteção comece antes das 9 horas. No Centro-Oeste e em outras regiões ela deve perdurar até depois das 16h.

Saiba tudo sobre o câncer de pele na Enciclopédia da Saúde

A precaução é mais que justificada: um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê que neste ano a ocorrência de 190 mil casos de câncer de pele , com expectativa de dois mil mortos por causa da doença. Por isso, é bom não só escolher um protetor solar para chamar de seu, como também aprender como se besuntar.

Dermatologistas explicam que o protetor solar deve ser passado antes de sair de casa, de 15 a 30 minutos antes da exposição, para que a pele absorva o produto. Ao passar filtro solar, os médicos recomendam usar a palma da mão para obter uma aplicação mais homogênea. Além de repassar a cada duas horas, é preciso ficar atento para suor em excesso. Mesmo os filtros resistentes à água perdem efeito de proteção no mar ou na piscina, dependendo do tempo de exposição.

Fora o uso de protetores solares, outra boa ideia é abusar de alguns nutrientes que podem ajudar a reduzir os riscos . Uma dieta rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais, antioxidantes e ingestão de água adequada, aliada a boas horas de sono e a prática de atividade física, podem reverter os danos causados pelo tempo e melhorar a qualidade da pele. De resto, é só enfrentar o sol com a devida proteção.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.