Tamanho do texto

Beijo possibilita que vírus e bactérias migrem de uma boca para a outra e pode transmitir doenças como hepatite A e herpes

Beijo pode transmitir herpes simples, gripe, mononucleose, meningite e até hepatite A
Getty Images
Beijo pode transmitir herpes simples, gripe, mononucleose, meningite e até hepatite A


Os batimentos cardíacos chegam a 150 por minuto, cerca de 29 músculos são movimentados e, em média, 12 calorias são perdidas em um beijo caprichado. Mas nem só de benefícios para o corpo é feito esse encontro entre os lábios. O beijo – que é comemorado internacionalmente nesta quarta-feira (13), pode transmitir doenças e, apesar de em algumas delas essa relação ainda não estar totalmente confirmada, é bom ficar atento.

Zika vírus

Em fevereiro, dias antes do Carnaval, cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmaram que o zika vírus foi encontrado de forma ativa na saliva e na urina durante um estudo. Logo, a pessoa que beijar alguém que está infectado, mesmo sem apresentar sintomas, poderia contrair o vírus.

O que os especialistas ainda não sabem, no entanto, é se o zika vai conseguir sobreviver ao suco gástrico, já que o pH do estômago é extremamente ácido. Mais pesquisas são necessárias para esclarecer essa possibilidade, mas a Fiocruz recomendou cautela principalmente às grávidas. Além de beijos, não compartilhar talheres ou copos também é uma maneira de evitar o contato com os fluidos da saliva.

Atualmente, sabe-se que o zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti , mesmo vetor da dengue e febre chikungunya.

Mais detalhes: Zika vírus pode ser transmitido por meio da saliva e urina, afirma Fiocruz

Grávidas devem tomar cuidado com o zika vírus, já que doença tem relação com a microcefalia
Thinkstock/Getty Images
Grávidas devem tomar cuidado com o zika vírus, já que doença tem relação com a microcefalia


Mais doenças

Mariana Volpe Arnoni, infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, alerta para outros problemas. “Temos, pelo menos, cinco doenças relevantes que podem ser transmitidas pelo beijo", adverte.

No entanto, de acordo com a especialista, não é o beijo em específico o responsável pela transmissão. “Quando as pessoas se beijam, acontece uma troca de salivas, o que permite o contato com a doença”, explica. O vírus ou a bactéria, presentes na saliva e na secreção respiratória da pessoa infectada, entra então em contato com quem está saudável, contaminando seu organismo. “A própria tosse com gotículas de saliva do doente também pode contaminar.”

Leia também:  Cáries podem ser contagiosas

Para evitar problemas, a médica dá orientações. “É importante que as pessoas se alimentem da forma correta, ingerindo as vitaminas adequadas para que o corpo esteja prevenido e resista a possíveis infecções.”

Caso alguém note alguma alteração no corpo, como febre, dor de garganta e a presença de gânglios no pescoço, entre outras características típicas de doenças virais e bacterianas, a recomendação é procurar atendimento médico para fazer o tratamento adequado.

Conheça cinco doenças que podem ser transmitidas pelo beijo:

Mononucleose – popularmente chamada de “a doença do beijo”, ela tem como vírus responsável o Epstein-Barr, da família Herpesviridae. Os sintomas são febre, dor de garganta, gânglios no pescoço e até alterações no fígado e no baço.

Herpes simples – os vírus de tipo 1 (oral) e 2 (genital) provocam lesões bolhosas em pele e mucosas, que podem reativar periodicamente.

Meningites –  ocorre quando, por alguma razão em específico, bactérias e vírus vencem as defesas do organismo e atingem as meninges, membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Causa febre alta, mal-estar, vômitos, forte dor de cabeça e dor no pescoço.

Hepatite A –  causada pelo vírus VHA, a doença tem como sintomas febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, falta de apetite, náuseas, urina escura e vômito. Além da via oral-fecal, pode ser transmitida por meio de água ou alimentos contaminados.

Gripes e resfriados –  a gripe ocorre quando organismo é infectado pelo vírus influenza, enquanto o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus, como o rinovírus ou coronavírus. Provocam febre, dores de cabeça e no corpo, tosse, coriza, mal-estar e fraqueza.

Leia mais notícias de Saúde

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.