Tamanho do texto

Após os excessos cometidos nos quatro dias de descanso é hora de escolher alimentos que reequilibrem o corpo

Feriado prolongado é uma delícia, mas um perigo tambémTodo o ano é a mesma coisa. A dieta carnavalesca regada a cerveja e farta em comidas gordurosa já faz figura em plena quarta-feira de cinzas. Como se já não bastasse a tristeza tradicional do dia que fecha o carnaval, além dos quilos adquiridos na folia, o corpo ainda por cima reclama dos excessos. É cansaço, imunidade baixa, sensação de inchaço e intestino lento.

Para deixar o corpo em equilíbrio novamente, nada melhor do que adotar uma alimentação saudável e eliminar as toxinas através da ingestão de alimentos detox que auxiliam na “limpeza” corporal. É hora de recuperar. 

Leia também: 12 alimenos que ajudam a curar ressaca

Veja abaixo quatro receitas deliciosas para desintoxicar e se livar dos excessos do carnaval:

Iogurte batido com chá de frutas vermelhas
Ingredientes:
- 3 sachês de chá de frutas vermelhas
- 2 xícaras (chá) de iogurte batido

Preparo:
Faça um chá concentrado com os três saches em 100 ml de água filtrada. Deixe em infusão por cinco minutos. Deixe esfriar, retire os sachês e misture com o iogurte. Leve à geladeira por 20 minutos, ou até o momento de servir. Sirva gelado.

Rendimento: 2 porções

Tempo de Preparo: 10 minutos

Benefícios: quando a infusão é preparada com frutas frescas, esta receita torna-se rica em vitaminas e minerais.


Vitamina de acerola e pera
Ingredientes:

- 2 polpas congeladas de acerola (200 g)
- 2 xícaras (chá) de iogurte batido
- 1 pera madura cortada em cubos

Preparo:
Coloque as polpas de acerola, o iogurte e a pera no copo do liquidificador e bata em velocidade média até que a vitamina fique homogênea. Sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções

Tempo de Preparo: 5 minutos

Benefício: a acerola é uma fruta bastante rica em vitamina C, que tem papel antioxidante. Uma de suas funções é o combate ao envelhecimento precoce.


Shake de maçã e capim-santo
Ingredientes:
- cascas de 3 maçãs vermelhas
- 8 talos de capim-santo (também conhecido como capim-cidreira), picados
- 2 xícaras (chá) de iogurte batido

Preparo:
Faça um chá concentrado com a casca das maçãs e as folhas do capim-santo em200 ml de água. Ferva por 10 minutos. Deixe esfriar, coe e misture ao iogurte batido. Leve à geladeira por 20 minutos ou até o momento de servir. Sirva gelado.

Rendimento: 2 porções

Tempo de Preparo: 10 minutos

Benefício: a infusão é uma boa maneira de variar o sabor sem agregar calorias. Misturada ao iogurte, é uma ótima opção de lanche entre as principais refeições, pois o iogurte tem boas quantidades de cálcio e proteína de alto valor biológico.


Smoothie de melão e cravo
Ingredientes:

- 2 polpas de melão congeladas (200 g)
- 2 xícaras (chá) de iogurte batido
- cravo em pó

Preparo:
Coloque as polpas de melão no copo do liquidificador e bata na função “pulsar” até que estejam picadas em pedaços menores. Acrescente o iogurte e bata, ainda na tecla “pulsar”, apenas para misturar. Coloque uma pitada de cravo em pó, misture e sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções

Tempo de Preparo: 5 minutos

Benefício: o smoothie é uma bebida leve e refrescante! O iogurte sacia, enquanto o melão, rico em água e minerais, ajuda a manter o corpo hidratado.

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.