Tamanho do texto

Uso frequente de roupas apertadas, por mais que não incomode, causa prejuízos como varizes e infecções ginecológicas; veja outros problemas

Pode parecer que vai ficar apenas feio, mas o prejuízo é muito maior. Roupas apertadas, além de deselegantes, podem causar problemas de saúde. De tão acostumada que está ao uso, muita gente nem sente qualquer incômodo aparente, mas é certo que isso acarretará problemas de saúde a longo prazo. 

Leia também: Com que roupa eu vou?

Fernando Bacalhau, cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular explica que as  roupas apertadas costumam fazer mal a partir de dois meses de uso contínuo. “Aquela mulher que usa uma calça muito apertada uma vez na semana, por exemplo, provavelmente não será prejudicada”. Mas quem só sai de casa com um número menor do que o próprio manequim, deve ficar atenta.

O "prejuízo" das roupas apertadas

1- Varizes:  Com o uso frequente de roupas apertadas, a circulação fica prejudicada e contribui para os primeiros vasinhos nas pernas. Um problema não só causado por calças, mas também por meias ou cintas muito apertadas. Meias de compressão devem ser usadas apenas por quem tem problemas venosos . 

2- Infecções ginecológicas: Roupa apertada faz com que não haja oxigenação na região genital. Com isso, morrem as "bactérias do bem", aquelas que protegem a região, e aparecem as bactérias patogências, que fazem mal. Além disso, a circulação do útero e trato ginecológico é feita por meio de veias mais sensíveis. "Sendo assim, qualquer coisa ou pressão atrapalha o retorno venoso, que não consegue oxigenar os tecidos da pelve”, explica o cirurgião vascular.

Leia também: Doenças graves com sintomas simples podem dar os primeiros sinais nas mãos

3- Celulite:  Roupas justas não necessariamente causam celulite, mas, por prejudicar a circulação do sangue, podem agravar o quadro. Isso vale para calças apertadas, cinta modeladora ou blusas – sempre apertadas.

4- Dores nas costas:  Não tão frequente, algumas pessoas podem ter dores nas costas por conta de roupas absurdamente apertadas. “Qualquer coisa que acaba comprimindo os nervos acaba dando dores nas costas, porque muda o eixo da gravidade”, explica Fernando. “A coluna está acostumada com uma gravidade em um certo ponto, se isso mudar, acaba forçando a coluna em outros pontos”, explica.

5- Dificulta a digestão: O especialista explica que a digestão se dá até duas horas depois da refeição. “Às vezes os fatores mecânicos, como cintos muito apertados, roupas mais justas, atrapalham na hora da alimentação e nas duas horas seguintes”, conta o especialista. Ele explica que isso acontece porque o organismo tira sangue dos músculos para mandar para o estômago e fazer a digestão. Se a pessoa usar roupas apertadas, ela tem dificuldades de oxigenação, então o sangue fica parado, consequentemente, o alimento também. “A digestão, então, demora muito para se completar”, alerta.

Leia mais notícias de Saúde

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.