Tamanho do texto

Reforce o seu cardápio e seu sistema imunológico para ficar longe das doenças como gripe e também a H1N1

O Brasil já vive um surto da gripe H1N1. Já foram registrados casos em 11 estados, principalmente em São Paulo . "Para quem ainda não tem conhecimento, a H1N1 é um vírus da mesma família que transmite a famosa gripe. Ela é transmitida de pessoa para pessoa, especialmente através da tosse ou espirro, e, algumas podem se contaminar entrando em contato com objetos contaminados", explica a médica nutróloa Liliane Oppermann.

De uma forma geral, os sintomas dela são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre alta, tosse, dor de cabeça, garganta inflamada, falta de ar, cansaço e até diarreia e vômitos.

Leia mais: 

Cientistas dizem estar próximos de ‘vacina universal’ contra gripe

Pesquisa sugere manter nariz quente para evitar resfriados

Uma alimentação equilibrada, composta por frutas, legumes, verduras e grãos integrais, reforça o sistema imunológico e deixa o organismo mais resistente a vírus e bactérias, e com isso, ajuda a prevenir gripes e resfriados.

“Probióticos favorecem a imunidade de forma geral e alimentos ricos em vitamina C, em especial, previnem as doenças consieradas de inverno”, atesta o nutrólogo João César Castro Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Diante disso, os especialistas listaram alimentos que devem ser incluídos em seu cardápio para te ajudar a ficar longe de gripes e doenças dessa família. 

Confira a seguir alguns alimentos que ajudam a reforçar a imunidade:

Leia mais: 

SP tem menor adesão à vacina da gripe em 3 anos e fica abaixo da média nacional

Espera por vacina contra H1N1 chega a até quatro horas em clínica particular

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.