Tamanho do texto

Resfenol não apresentava estudos clínicos que comprovassem sua eficácia; lote de antibiótico continha menos comprimidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) determinou nesta sexta-feira, 30, a suspensão de comercialização do remédio antigripal Resfenol (solução oral em gotas), produzido pela farmacêutica Kley Hertz S.A. Indústria e Comércio. O motivo da ação foi que a empresa não apresentou os estudos clínicos necessários para comprovar o efeito prometido pelo medicamento. 

A farmacêutica informa, por meio de uma nota em seu site oficial, que apresentou estudos e que eles foram aprovados pela agência reguladora, sendo formalizado em publicação no Diário Oficial da União em 17/02/2014. A Kley Herts S/A Indústria e Comércio ainda completa que, devido à falta de interesse comercial, "a empresa decidiu não renovar o registro da apresentação do medicamento Resfenol solução oral em gotas. Desta forma, decidiu por não realizar estudos clínicos necessários para renovação". Ainda na nota, a farmacêutica declara que não houve registro de reclamações ou problemas de eficácia e segurança durante os mais de 20 anos em que o medicamento ficou no mercado.

Já o lote 09411231 do antibiótico Cefalexina 500mg (comprimido) foi retirado de circulação por conta de uma falha na embalagem: a caixa informava que viriam 10 comprimidos, quando só havia oito dentro dela.

Leia mais notícias de saúde, alimentação e bem-estar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.