Tamanho do texto

Num só jogo é possível fácil-fácil ingerir metade do padrão de consumo calórico diário. Veja como minimizar o estrago causado pelo exagero sem deixar de se divertir neste mundial

Além da preocupação com o jogo, é preciso prestar atenção no cardápio quase sempre calórico
Alisson Gontijo - 15.6.2010
Além da preocupação com o jogo, é preciso prestar atenção no cardápio quase sempre calórico

Os jogadores entram em campo, a bola rola e, na frente da televisão, milhões assistem aos jogos aflitos. Copa é emoção. E se tem uma coisa que aparenta desestressar é comer compulsivamente uma batatinha, alguns amendoins, coxinha, bolinha de queijo e o que vier.

Mas é bom saber que se empanturrar de petiscos não desestresa e de pouquinho em pouquinho a Copa engorda. Na verdade, nem tão pouquinho assim. Em duas horas de jogo mais intervalo o consumo de 100 gramas de amendoim e três latinhas de cerveja equivalem a 1011 calorias. O padrão de consumo diário é de duas mil calorias.

“Claro que duas mil calorias representam uma média. Algumas pessoas devem consumir mais e outras menos que isto, mas mesmo assim em duas horas ingerir mais de mil é sinal de que vai engordar. Além do mais são vários jogos, não é?”, diz a nutricionista Patrícia Pinesi.

Pensando positivamente, caso a seleção brasileira seja a campeã da Copa, serão mais dez partidas entre jogos do Brasil e disputas realizadas nos próximos três finais de semana. Levando em conta que em cada jogo é possível consumir facilmente mil calorias, seriam dez mil calorias a mais para o torcedor médio brasileiro, o equivalente a cinco dias a mais, dentro padrão de consumo diário. Copa engorda. 

Leia também:
10 dicas para não engordar durante a Copa do Mundo
Seu coração está preparado para a Copa do Mundo? Veja cuidados para não infartar

A nutricionista Rosana Perim concorda com Patrícia e reforça que opções lights, como sanduíches integrais e lanches assados podem ajudar a minimizar o consumo elevado de calorias nos dias de jogos. "Cada pessoa tem um metabolismo, por isso não dá para fazer uma média de quanto cada um vai engordar após a Copa, mas é sempre bom lembrar que optando por lanches lights é possível se divertir sem engordar", diz.


Veja abaixo as calorias de cardápios comuns para assistir aos jogos:

Opção1
três latinhas de cerveja = 465 Kcal
Amendoim torrado salgado 100g = 600Kcal
Pipoca caramelizada (1 xícara de chá) = 140Kcal

Total: 1205 kcal

Opção2
Duas latinhas de Refrigerante = 280Kcal
Pipoca com manteiga e sal (2 xícaras de chá) = 252 Kcal
Mini cachorro quente (duas unidades) = 240Kcal
Total: 772 kcal

Opção3
três latinhas de cerveja = 465 Kcal
batata chips 100 g = 560 Kcal
Total:1025 kcal

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.