Tamanho do texto

Atuais vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três cepas de vírus influenza; a nova é tetravalente

Vacina influenza tetravalente é indicada para adultos e crianças acima de 3 anos
Futura Press
Vacina influenza tetravalente é indicada para adultos e crianças acima de 3 anos

A Anvisa aprovou, nesta segunda-feira (3/11), o registro de uma nova vacina influenza ainda inédita no País, a vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada). Com isso, pacientes e médicos terão uma nova opção de prevenção contra a gripe a partir do momento que a vacina chegar ao mercado.

As atuais vacinas influenza registradas na Anvisa e utilizadas na vacinação contra a gripe no Brasil são trivalentes, ou seja, imunizam contra três cepas de vírus influenza: dois tipos de cepa A e um tipo de cepa B. Já a vacina tetravalente (fragmentada, inativada) é composta por dois tipos de cepas do vírus influenza B, adicionalmente às cepas influenza A.

Entenda: Perguntas e respostas sobre vacina contra a gripe

A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano, a vacina da gripe é modificada no intuito de proteger contra os tipos mais comuns de vírus naquela época.

Aprenda: É gripe ou resfriado? Cinco dicas para diferenciar uma coisa da outra

A vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada) é indicada para imunização ativa de adultos e crianças acima de 3 anos.

Veja alimentos que previnem a gripe:



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.