Tamanho do texto

Com o nariz frio, sistema imunológico se torna mais fraco e dá ao vírus mais chances de se reproduzir, mostra estudo

Pesquisa descobriu que sistema imunológico fica mais fracos em temperaturas baixas
Thinkstock Photos
Pesquisa descobriu que sistema imunológico fica mais fracos em temperaturas baixas

O vírus qua causa o resfriado comum se dá melhor em um nariz frio, de acordo com pesquisadores americanos.

O estudo mostrou que o sistema imunológico humano fica mais fraco em temperaturas mais baixas, o que permite a disseminação do vírus. Os pesquisadores sugeriram manter o nariz quente e evitar o ar frio enquanto se estiver resfriado.

Os rinovírus são um dos principais grupos de vírus que deixam nossos narizes escorrendo e nos fazem espirrar.

Entenda: Perguntas e respostas sobre vacina contra a gripe

A equipe da Universidade de Yale testou o rinovírus a uma temperatura nasal de 33º C e uma temperatura corporal normal de 37° C.

"Nós sabemos há 50 anos que o vírus se reproduz com mais facilidade no nariz, mas o mecanismo nunca foi claramente definido", disse à BBC a pesquisadora Akiko Iwasaki.

Gripe ou resfriado? Cinco dicas para diferenciar uma coisa de outra

Ela disse que o sistema imunológico se tornou mais fraco em um nariz frio e deu ao vírus mais oportunidades para se reproduzir.

Duas ferramentas importantes – um conjunto de sensores que detectam a infecção e os químicos que coordenam a resposta imunológica – foram menos eficazes em temperaturas mais frias.

"Em geral, quanto menor a temperatura, mais baixa é a resposta imune inata ao vírus", disse Iwasaki.

Temperatura
Ela disse que as descobertas poderiam ajudar a explicar por que o resfriado é mais comum nos meses de inverno. Mas ela advertiu que isso é "muito mais complicado".

Outros fatores, incluindo mudanças de comportamento no inverno em comparação com o verão, também podem ajudar a explicar os resfriados de inverno.

Pesquisa: Anvisa registra vacina inédita para gripe no Brasil

Iwasaki sugeriu algumas formas de combater um resfriado: "Você pode ficar em um clima tropical quente ou tentar impedir que a cavidade nasal seja exposta a ar muito frio."

Jonathan Ball, professor de virologia da Universidade de Nottingham, disse que as descobertas podem explicar por que o rinovírus infecta o nariz em vez de partes mais quentes do corpo, como os pulmões.

"Nós sabemos que a temperatura das células que revestem o nariz são mais frias do que outras partes menos expostas do corpo. Isso pode explicar por que o rinovírus causa resfriados e é menos capaz de causar infecções pulmonares mais graves, como a influenza faz", disse ele à BBC.

Veja alimentos que previnem a gripe:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.