Tamanho do texto

O mau uso das lentes, principalmente com relação à falta de higiene, pode provocar infecções e até perda da visão

Lentes de contato são a alternativa preferida por muitos em relação aos óculos. “Principalmente em pessoas com graus mais altos, a lente de contato aumenta a qualidade de vida”, conta Helena Maria Costa Oliveira, oftalmologista do H. Olhos – Hospital de Olhos Paulista. Segundo a médica, as lentes aumentam o campo de visão das pessoas, quando comparadas aos óculos, e ajudam na prática de esportes.

Higienizar bem as mãos e limpar corretamente as lentes são atitudes essenciais para manter a saúde dos olhos
Getty Images
Higienizar bem as mãos e limpar corretamente as lentes são atitudes essenciais para manter a saúde dos olhos


“A lente de contato é um polímero importante para enxergar, mas bloqueia um pouco a respiração do olho” afirma o oftalmologista Richard Yudi Hida. Para não prejudicar a saúde ocular é necessário ter alguns cuidados. Todas as precauções recomendadas pelos médicos na galeria abaixo, inclusive se consultar com um oftalmologista previamente, devem ser seguidas também no caso de lentes de contato coloridas.

>> Veja 10 cuidados que se deve ter com lentes de contato:


Os oftalmologistas dizem que não existe nenhuma contraindicação pré-estabelecida, mas apenas um especialista poderá decidir quem pode ou não passar a usar lentes de contato. “As percepções são analisadas caso a caso: se a pessoa não tem cicatrizes, machucados ou situações clínicas de doença no olho, por exemplo”, explica Richard.

Leia também:  Os riscos ocultos das lentes de contato

O mau uso do acessório pode trazer problemas graves nos olhos. “Desde um machucado simples até uma infecção grave que pode levar à perda da visão”, alerta Richard. Helena também cita conjuntivite e úlcera de córnea que podem ser causadas pela falta de higiene e cuidado com as lentes.

Helena explica que quem começa a usar lentes de contato precisa passar por consultas regulares a cada 2 ou 3 meses com um oftalmologista.

“Depois da adaptação feita, podemos manter uma frequência semestral ou anual de consultas” diz. Mas qualquer sinal de que algo está errado nos olhos deve ser levado em consideração.

“Dor, olhos vermelhos ou falha na visão podem ser indiretamente um sinal de que a adaptação não está boa”, afirma Richard, que recomenda que ao perceber algum desses sintomas, é importante procurar um médico.

Continue lendo:
Alerta: lentes de contato decorativas podem danificar os olhos
Implante ocular para mudar cor dos olhos pode causar cegueira irreversível

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.