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A associação eficiente de alimentos faz com que o corpo consiga absorver melhor as vitaminas e os minerais; veja na galeria de fotos as melhores combinações nutricionais

O que há de errado em comer um estrogonofe de carne? Embora delicioso, a absorção de vitaminas fica prejudicada. Se a intenção é ter uma boa alimentação, é bom saber que o cálcio do creme de leite compete com o ferro da carne. No entanto, o corpo é inteligente e absorve o que estiver precisando mais, segundo a nutricionista e professora do curso de gastronomia da IBMR, Ana Maria Gonçalves.

Prestar atenção em algumas combinações de alimentos pode fazer com que as vitaminas sejam bem absorvidas. Entretanto, alguns erros são cometidos frequentemente, como explica a nutricionista.

Algumas combinações de alimentos impendem que o organismo aproveite nutrientes de uma maneira eficiente
Thinkstock/Getty Images
Algumas combinações de alimentos impendem que o organismo aproveite nutrientes de uma maneira eficiente


Ana Maria conta que, para o cálcio ser metabolizado, é necessária a presença de vitaminas D, A, fósforo, magnésio, boro, estrogênio, além de outros fatores. “O cálcio junto com ferro são nutrientes que competem entre si, então um será absorvido e outro desprezado. O organismo só absorve aquele que estiver mais precisando”, diz. Portanto, um bife à parmegiana (carne + queijo) ou salada de rúcula com mussarela (hortaliça + queijo) são alimentos que contêm ferro e cálcio, o que prejudica a absorção.

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Além disso, ela explica que o cálcio junto com a cafeína também não é uma boa ideia. “A cafeína afeta a absorção do cálcio no organismo, assim como a xantina, reduzindo o potencial desse nutriente”. Logo, aquele tão tradicional café com leite não é nutritivo. Pão de queijo com refrigerante de cola, por exemplo, também entra na lista de erros. Se a pessoa tiver outras fontes de cálcio durante o dia, porém, não há mal algum em continuar com o hábito matinal.

A nutricionista também alerta para o consumo de cálcio junto com muita gordura. “Ingerir gordura em excesso, combinada com o cálcio, provoca uma reação, formando um tipo de sabão que reduz o cálcio disponível para a absorção”, diz. O cálcio é essencial para manter a saúde dos ossos e prevenir a osteoporose.

Nessa lista negra entram aquele milk-shake (cálcio) com batata frita (gordura) ou um estrogonofe (cálcio) com batata palha (gordura).

A xantina (presente no chocolate) com o cálcio impede a absorção dos dois. Leite com achocolatado, portanto, só de vez em quando.

>> Veja quais combinações podem ser feitas para melhorar a absorção dos nutrientes:


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