Tamanho do texto

Estudo americano com 1,7 milhão de pessoas diz que os menos sortudos nascem em outubro e podem ter mais doenças; veja na galeria de fotos as enfermidades mais associadas a cada mês

Estatisticamente, os indivíduos mais saudáveis nascem em maio; os que fazem aniversário em outubro são aqueles que têm mais tendência a doenças, diz estudo
Thinkstock/Getty Images
Estatisticamente, os indivíduos mais saudáveis nascem em maio; os que fazem aniversário em outubro são aqueles que têm mais tendência a doenças, diz estudo

"Diga-me em que mês você nasceu e te direi qual doença você sofre". Esse poderia ser o subtítulo de um grande estudo da Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, que identificou coincidências notáveis entre os meses do ano em que se nasce com a predisposição a sofrer de uma série de doenças.

A partir dos resultados das análises sobre mais de 1,7 milhão de pessoas, as notícias mais confortantes vêm para os que nasceram em maio: eles teriam uma tendência mais baixa a qualquer tipo de doença. 

Entre os menos sortudos, estão aqueles que fazem aniversário em outubro: os que nasceram nesse mês sofreriam com a saúde mais frágil de todo o calendário, com uma tendência pontual para patologias mentais, como a síndrome do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 

>> Veja as enfermidades mais associadas a cada mês de nascimento, segundo dados do estudo americano:


Para aqueles que nasceram em março, os riscos seriam, sobretudo, para doenças cardiovasculares, enquanto aqueles que fazem anos em dezembro, poderiam ser afetados com distúrbios respiratórios com maior frequência. 

Leia: Veja as dores mais comuns que atrapalham a qualidade de vida

Publicado no periódico Journal dell'American Medical Informatics Association, o estudo usou um algoritmo que calculou as coincidências entre o nascimento de 1,7 milhões de pessoas em uma faixa de 28 anos e com a presença de quase 1.700 doenças.

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.