Tamanho do texto

Maior temor é ter problemas de saúde, limitações físicas e memória ruim; 57% dos entrevistados se preocupam com a possibilidade de ficarem sós na velhice

alt " /
Thinkstock/Getty Images

Se fosse possível, todos gostariam de permanecer jovens, saudáveis e vigorosos durante toda a vida. Como o tempo é democraticamente implacável, uma pesquisa encomendada pela farmacêutica Pfizer mostrou que a grande maioria (90%) dos brasileiros teme envelhecer.

Para 77% deles, o maior medo é ter problemas de saúde por causa da idade, enquanto 72% responderam temer possíveis limitações físicas, que impedem a autonomia. O levantamento mostrou ainda que para 65% das 989 pessoas entrevistadas em todas as regiões do País, não poder ser mais capaz de lembrar de fatos com a clareza da juventude é o que mais causa angústia.

Em um País que 46 milhões dos habitantes têm mais de 50 anos, o equivalente a 23% da população, a estimativa para daqui 40 anos é que existam mais idosos do que jovens. Uma campanha lançada pela mesma farmacêutica, com o mote “Envelhecer sem vergonha” busca conscientizar os atemorizados com a velhice de que envelhecer não é, definitivamente, um desastre.

Segundo a geriatra Andrea Prates, com 56 anos de idade e mais de 30 de profissão, todos querem viver muito, mas não querem envelhecer. “A velhice não é mais o que se pensava ser”, tranquiliza ela.

Os últimos 100 anos, explica a médica, foram marcados por evoluções na medicina que aumentaram significativamente a expectativa de vida.

“Cada ano a mais na expectativa de vida, porém, é igual a 10 meses sem doenças”, diz a especialista. Com isso, os anos de vida se estenderam, mas os períodos em que um idoso permanece doente também.

A prevenção, portanto, é o melhor caminho para uma velhice confortável e com menos doenças. Segundo a psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da USP, Rita Cecília Ferreira, envelhecer é inevitável, logo, preparar-se para entrar na terceira idade com sonhos, projetos, cuidando da saúde, fazendo atividade física, é a chave para uma transição tranquila.

>>Confira algumas dicas para ter um corpo e uma mente mais saudável na terceira idade:



Leia mais no Saúde

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.