A britânica Kimberley Ward foi a primeira grávida com deficiência auditiva a receber um implante coclear
Qual pai e mãe não se emocionou ao ouvir o coração do filho batendo pela primeira vez ainda dentro da barriga? No entanto, para Kimberley Ward esse momento foi ainda mais comovente. A britânica foi a primeira grávida com deficiência auditiva no Reino Unido a receber um implante coclear para voltar a ouvir - e o primeiro som que escutou foi justamente o do coração do bebê.

"Ter feito o implante foi uma expriência incrível", disse Ward, que começou a perder a audição aos 17 anos, em entrevista ao jornal britânico "Daily Mail". "Eu sabia que nada poderia me preparar para as emoções que sentiria ao voltar a escutar, mas o fato de o primeiro som ter sido a batida do coração do meu filho fez tudo ainda mais especial."
Ward foi submetida à cirurgia para colocar o implante coclear - um pequeno aparelho eletrônico que capta as ondas sonoras e repassa as informações ao cérebro do paciente - quando estava grávida de 17 semanas, após os médicos afirmarem que essa seria a época mais segura para realizar o procedimento.

Ainda que o aparelho não devolva toda a capacidade auditiva para Ward, o implante permite que ela reconheça os sons a sua volta e entenda quando outras pessoas falam com ela.
De acordo com o médico responsável pela cirurgia, Chris Raine, o fato de ela ter sido a primeira paciente grávida a ser cogitada para receber o implante coclear exigiu atenção redobrada da equipe.
"Tivemos de consultar vários farmacêuticos para ter certeza de que os medicamentos que usaríamos não colocariam o bebê em risco", conta Raine.
Agora, Ward mal pode esperar para escutar o primeiro choro do filho e se dedica em dividir sua experiência com outras pessoas que estão na mesma situação.
LEIA TAMBÉM
- Bebê com menos de um ano completa três meses com coração artificial
- Paciente toca saxofone durante cirurgia no cérebro na Espanha
- Aborto ou tratamento? A difícil escolha de uma britânica grávida com câncer