Tamanho do texto

Especialistas da Universidade do Texas alertam para o consumo de alimentos com alto índice glicêmico

Carboidrato é o novo cigarro? Para especialistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, sim. Segundo pesquisa, o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco ou arroz, eleva o risco de câncer de pulmão. 

Pão branco está na lista de alimentos com alto índice glicêmico
Thinkstock/Getty Images
Pão branco está na lista de alimentos com alto índice glicêmico


"Observamos um aumento de 49% do risco para esse tipo de câncer entre aqueles que comiam uma grande quantidade de alimentos com alto índice glicêmico por dia e relação a indivíduos com uma dieta de baixo índice glicêmico", afirma Stephanie Melkonian, médico que lidera o estudo americano, ao site do jornal "Daily Mail". 

Esse índice define quão rápido o nível de açúcar do sangue sobe depois de uma refeição. Os carboidratos simples (farinhas brancas), por exemplo, se transformam rapidamente em açúcar. O novo estudo aponta que, quando esse índice é alto, vira um gatilho para elevar os níveis de glicose e insulina e também um tipo de hormônio chamado IGF-1 (fator de crescimento semelhante a insulina). Esse hormônio já foi relacionado ao aumento do risco de câncer de pulmão. 

De acordo com o estudo, o ideal é prestar atenção à qualidade dos carboidratos ingeridos, e não apenas à quantidade. Alimentos integrais já possou um índice glicêmico menor. Entretanto, pesquisadores alertam que a relação entre o índice glicêmico e o câncer não é completamente clara. 

Para essa pesquisa, foram avaliados 1905 pacientes. Cientistas descobriram que, entre as pessoas que nunca haviam fumado, quem mantinha uma dieta com alto índice glicêmico todos os dias estava mais disposto a desenvolver câncer de pulmão. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.