Tamanho do texto

Tomar iodo ajuda a tireoide? Crianças podem ter problemas na glândula? Tomar hormônio da tireoide atrapalha gravidez? Confira as respostas aqui

Problemas na tireoide podem acarretar em distúrbios significativos na saúde do indivíduo
shutterstock
Problemas na tireoide podem acarretar em distúrbios significativos na saúde do indivíduo

Muito se fala sobre os malefícios causados por complicações na tireoide. A glândula, localizada na parte da frente da garganta, produz hormônios fundamentais para o organismo, relacionados ao crescimento, ao metabolismo, à função de vários órgãos e até à fertilidade, mas se afetada, pode provocar sérias complicações para o organismo.

Leia também: Entenda a diferença entre hipertireoidismo, hipotireoidismo e câncer de tireoide

A lista de dúvidas sobre a saúde da tireoide é extensa. Nem todo mundo sabe que sintomas como cansaço em excesso, sonolência, frio excessivo, constipação e facilidade de ganho de peso podem estar relacionados à distúrbios em sua função ou forma e tamanho, por exemplo. Muito menos que o hipotireoidismo não está diretamente relacionado à obesidade.

Pensando nisso, no Dia Internacional da Tireoide, lembrado nesta sexta-feira (25), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) divulgou mitos e verdades relacionados à glândula, para esclarecer os principais questionamentos sobre o tema. Confira

O hipotireoidismo é uma doença muito comum

Verdade . A SBEM afirma que 8% a 12% dos brasileiros recebem o diagnóstico da condição. Mulheres e idosos são os mais afetados, por conta da baixa produção de hormônios tireoidianos.

Crianças não têm doença da tireoide

Mito. Crianças podem ter algum tipo de doença da tireoide sim. As consequências podem afetar no crescimento e até no desempenho escolar.

A forma mais grave de hipotireoidismo, por exemplo, é a congênita, e se manifesta já em recém-nascidos. Se não diagnosticado e não tratado, o quadro pode causar deficiência mental irreversível.

Doenças da tireoide afetam a gravidez

Verdade. Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem afetar a fertilidade e, se não tratados adequadamente, podem associar-se a complicações da gestação e a problemas para o feto.

A obesidade pode ser causada pelo hipotireoidismo

Mito. Por mais que os quilos a mais na balança seja uma realidade das pessoas com a doença, o ganho de peso não é decorrência de gordura. Na verdade, quando não tratado corretamente, o hipotireoidismo causa um acúmulo de líquidos, o que justifica o leve ganho de peso.

Leia também: Entenda o que é tireoidite de Hashimoto, doença que afeta a modelo Gigi Hadid

Tomar hormônio da tireoide (ou ter hipertireoidismo) ajuda a emagrecer

Mito. Da mesma forma explicada no item anterior, o que hipertireoidismo acelera a perda de massa magra, por conta da diminuição de força muscular. Usar T4 ou, pior, T3 pode causar arritmias, hipertensão, diarreia e outras manifestações graves e até fatais.

Problemas na tireoide podem ser encontradas fazendo um exame de sangue

Verdade. Os exames para diagnóstico de alteração da função tireoidiana são as dosagens do TSH e da T4 livre, medidos pela dosagem deles na circulação sanguínea. No entanto, o médico pode ainda solicitar outros exames para complementar o diagnóstico, caso ache necessário.

O ultrassom da tireoide deve ser feito por todos para a detecção do nódulo e encaminhamento da cirurgia

Mito. Nódulos de tireoide são muito frequentes. Mas o ultrassom só deve ser solicitado quando o médico suspeita de algo. Isso porque a maior parte dos nódulos é benigna, não se caracteriza como câncer e não necessita de cirurgia.

O iodo faz bem para a tireoide

Mito. Não caia em fake news. Iodo em excesso pode, inclusive, desencadear danos sérios à glândula. O iodo da alimentação geralmente é suficiente para produção dos hormônios tireoidianos em qualquer faixa etária.

O cansaço pode ser causado por hipotireoidismo

Verdade. Os principais sintomas do hipotireoidismo são sonolência excessiva, cansaço e falta de disposição, lentidão e dificuldade para exercer as tarefas e funções habituais, esquecimento fácil, tristeza, intestino preso, ressecamento da pele e dos cabelos, unhas fracas e ganho de peso inexplicável.

No entanto, outras doenças podem apresentar as mesmas características, por isso, ao perceber os sintomas, procure um médico.

Hormônios tireoidianos podem ser formulados com segurança em farmácias de manipulação

Mito. A maioria das farmácias de manipulação não atinge alta precisão ao formular o hormônio em microgramas. Os hormônios formulados não estão sujeitos aos mesmos controles de qualidade dos medicamentos industrializados nem ao monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia também: Tireoide afeta 60% da população brasileira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.