Tamanho do texto

Listamos 12 perguntas frequentes sobre contaminação, tratamentos e doenças que sempre deixam dúvidas. Confira as respostas

Usar máscara cirúrgica reduz a difusão de doenças?
À vezes. Vários estudos mostraram que as máscaras podem reduzir a quantidade de partículas infecciosas emitidas no ar enquanto tossimos, falamos e respiramos quando se tem uma infecção respiratória”, explica David P. Calfee, epidemiologista chefe do hospital NewYork-Presbyterian/Weill Cornell Medical Center. Entenda sobre a contaminação.

Dormir de lado diminui o ronco?
Cientistas afirmam haver dois tipos de roncadores: os que roncam apenas quando dormem de barriga para cima e os que roncam em qualquer posição. Em qual perfil você se encaixa?

Dor nas costas pode ser genético?
Estudos revelam que prever toda uma vida de problemas lombares pode ser tão simples quanto consultar a árvore genealógica. Análises recentes mostraram que ter um parente de segundo grau (tia, tio ou avô/avó) ou parente de terceiro grau (primo) com a condição aumenta o risco, independente de fatores ambientais. Seu caso pode ser genético?

Tem câimbras? Conheça as causas
A origem da câimbra não se resume apenas ao uso excessivo da musculatura. Confira outros problemas que podem gerar câimbras.

Cáries podem ser contagiosas
Beijar uma pessoa que cuida mal dos dentes aumenta o risco de cáries. Será que você sabe como evitar tal contaminação?

Finasterida causa impotência?
O medicamento mais indicado para o tratamento da calvície pode trazer efeitos colaterais ainda mais temidos do que a careca: a redução da libido, do volume ejaculatório e, em alguns casos, disfunção erétil (uma das grandes inimigas do homem).

Coceira na cabeça nem sempre é piolho
Temperaturas extremas e estresse podem causar inflamações crônicas que provocam a desagradável sensação. Conheça as razões e os tratamentos anti-coceira.

Você corre risco de ter diabetes?
O diabetes é uma das principais causas de morte no mundo. Por conta disso, é importante conhecer os fatores de risco e o que pode ser feito para prevenir ou tratar a doença.

Como se contrai hepatite?
Infecção viral causa inflamação no fígado. Especialistas enumeram outras formas de contágio.

Bolhas nos pés: pode estourar?
A orientação dos dermatologistas é manter a área afetada em repouso e evitar novos traumas. Veja mais dez dicas dos especialistas e saiba como tratar tais feridas.

Quando as verrugas devem preocupar?
Verrugas são pequenas lesões elevadas e endurecidas, de origem viral, que se desenvolvem na pele. Apesar de geralmente não serem causa de preocupação, alguns sintomas indicam que uma avaliação médica é necessária. Aprenda a reconhecer.

Como ocorre o soluço?
Veja o que acontece com o corpo quando soluçamos e confira algumas curiosidades sobre o tema. Faça o teste e descubra.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.