Tamanho do texto

Ranking da Anvisa mapeou consumo de medicamentos de 2007 a 2010

Clonazepam, bromazepan e alprazolam são os medicamentos controlados mais consumidos pelos brasileiros
Getty Images
Clonazepam, bromazepan e alprazolam são os medicamentos controlados mais consumidos pelos brasileiros
Clonazepam, bromazepan e alprazolam são os medicamentos controlados mais consumidos pelos brasileiros, de acordo com lista divulgada no início do mês pelo Sis-tema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, um braço da Anvisa.

Vendidos sob os nomes comerciais de Rivotril, Lexotan e Frontal, os três são utilizados principalmente no tratamento da ansiedade e do estresse, por terem efeito calmante, e agem diretamente no sistema nervoso central.

SIGA O IG SAÚDE NO TWITTER

Em 2010 foram vendidos 19.413.710 unidades só de remédios desses três tipos, um aumento de 38% em comparação com o ano anterior. O crescimento, no entanto, é relativo já que o número de farmácias credenciadas também registrou elevação equivalente a 17%.

Clonazepam, bromazepan e alprazolam são psicotrópicos pertencentes à lista B1 de remédios controlados, aqueles com ação direta no sistema nervoso central e potencial para levar à dependência química. Precisam ser receitados em um formulário azul específico, que fica retido na farmácia. O médico pode prescrever um volume máximo suficiente para 60 dias de tratamento.

4º e 5º lugar

Na sequência do ranking aparecem fenobarbital e amitriptilina. O primeiro é uma substância barbitúrica usada como medicamento anticonvulsivante, hipnótico e sedativo. O segundo é um antidepressivo moderno. Em 2009, o quarto lugar era ocupado pela sibutramina, prescrita no combate à obesidade, mas que teve sua venda proibida no Brasil em outubro do ano passado .

Leia também:
ONU alerta para alto consumo de drogas prescritas no Brasil
Entenda o mecanismo de ação da sibutramina e das anfetaminas
Droga estimulante é a segunda mais consumida no mundo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.