Tamanho do texto

Documento obriga médico a registrar possíveis riscos da cirurgia, além de informaçãoes como presença de cicatriz ou uso de dreno

selo

A consulta entre pessoas interessadas em fazer cirurgia plástica e o médico agora será guiada por uma espécie de check list. O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou ontem um protocolo da cirurgia, com informações mínimas que têm de ser passadas para o paciente e cuidados que profissional devem adotar em todas as fases do procedimento: desde a primeira consulta até a alta. A expectativa é de que o documento ajude a reduzir as queixas feitas por pacientes contra profissionais.

Leia também
: Sociedade lança guia para plástica após redução do estômago

Fruto de mais de dois anos de discussões da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM, o protocolo indica o básico. Por exemplo, que médicos têm de informar como e onde a cirurgia vai deixar cicatriz, a necessidade ou não do uso de dreno depois da operação, ou o telefone, para que paciente possa encontrá-lo depois de deixar o hospital.

Além de informações simples, o protocolo traz ainda dados sobre os cuidados do pré-operatório, as medidas adotadas na sala cirúrgica e justificativa caso tenha ocorrido uma mudança de planos iniciais - como a técnica ou extensão da operação feita no paciente.

O protocolo estará disponível no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e, dentro de aproximadamente um mês, deverá ser adotado pelos profissionais. O documento, preenchido em duas vias (uma para o paciente, outra para o médico), no entanto, não deverá substituir o prontuário médico, obrigatório.

"Além de melhorar a informação, o documento vai ajudar a reduzir o número de aventureiros nessa área", avalia o cirurgião plástico Antonio Pinheiro, integrante do comitê do CFM. Uma pesquisa feita em São Paulo durante 2006 e 2007 indica que 90% dos médicos alvo de reclamações de pacientes não eram especialistas em cirurgia plástica.

Lígia Formenti

E mais:
Plástica íntima pode melhorar a vida sexual e a autoestima
Plástica: você 2.0 - Redução de mama e lipo
Drenagem pós-plástica: mais conforto, melhores resultados


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.